quinta-feira, 22 de julho de 2010

Aline Calixto é uma das atrações do 42º Festival de Inverno da UFMG, em Diamantina

A capa do CD de estreia da cantoraAline Calixto é uma das mais promissoras vozes da música contemporânea brasileira. Lançou seu 1º CD em 2009 e em seguida foi premiada pela APCA como melhor álbum daquele ano. A cantora que já percorreu diversos cantos do Brasil leva seu show para o público do Festival de Inverno de Diamantina.

Atualmente ela integra o seleto grupo de 105 artistas selecionados para a 21ª edição do Prêmio da Música Brasileira. A sambista, carioca de nascimento e mineira de coração, concorre em 2 categorias: melhor cantora de samba e melhor cantora – voto popular. A votação teve início no dia 8 de julho no site da premiação. Para conhecer todos os 30 indicados ao voto popular e também escolher o melhor cantor e cantora, acesse www.premiodemusica.com.br/2010/

Ano passado, Aline Calixto recebeu da Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA) o prêmio de Disco do Ano. O disco de estreia da cantora também foi o primeiro lançado com a chancela da pela Warner Music. Aline Calixto reuniu um time de bambas - Monarco, Nelson Sargento, Walter Alfaiate e Wilson Moreira. O álbum homônimo de Aline Calixto tem produção musical de Leandro Sapucahy, arranjos de Jota Moraes e produção executiva de Danusa Carvalho.

No Portal Natura Musical (www.naturamusical.com.br) é possível fazer o download legal e gratuito das músicas do CD homônimo que agrega grandes nomes do samba, como: Monarco, Nelson Sargento, Walter Alfaiate e Wilson Moreira, integrantes das velhas guardas cariocas.

ALINE CALIXTO

Aline nasceu no Rio, há 28 anos. Mudou-se para Minas com seis. Adolescente, desenvolveu olhar atento às questões sociais e foi para Viçosa formar-se e depois lecionar Geografia. Mas por insistência de amigos que por obstinação, passou a apresentar-se na cidade, criando um movimento em torno do samba. Em pouco tempo, sua presença era requisitada na região. Ficava inevitável perceber que sua geografia teria de passar pela história do samba. A etapa seguinte era BH.

Ali, em algumas semanas, Aline Calixto cantava ao lado de Nelson Sargento, Luiz Carlos da Vila, Monarco. Meses depois, em dezembro de 2007, Aline venceu o Festival “Novos Bambas do Velho Samba”, no bar Carioca da Gema (reduto do samba na Lapa, RJ), eleita por unanimidade pelo júri formado por produtores, críticos e sambistas. Da madrugada para o dia, olheiros de gravadoras se eriçavam, jornalistas a decantavam em seus blogs e colunas, a rapaziada da Lapa saudava a cantora de presença original que parecia ter feitiço nas tamancas e cujo balançar encantava. Começou a ser convidada para rodas imponentes no Rio, entre elas o Samba do Trabalhador e Samba Luzia, além do carnaval carioca. O trabalho de Aline foi rapidamente reconhecido e passou ser amplamente solicitado por todos os que apreciam a boa música.

COMENTÁRIOS SOBRE ALINE CALIXTO

“Não tenho dúvidas de que ela logo estará no primeiro time da MPB” (César Tartaglia – Jornal O Globo)

“Aline Calixto é a revelação do samba mineiro” (Eduardo Tristão Girão – Jornal Estado de Minas)

“Na minha concepção Aline está pronta pra brilhar. Tem presença de palco, é afinadíssima, além de ser uma criatura que esbanja alegria. Ela está preparada para o sucesso” (Walter Alfaiate)

“A revelação e a unanimidade do concurso do Carioca da Gema, a mineira Aline Calixto, que veio com um samba diferente de levada mineira. Para mim, Aline é a melhor cantora da atualidade. Ela é minha aposta” (João Pimentel – Jornal O Globo)

“Aline é uma grande cantora. Faz o samba com cadência!” (Monarco)

“Fiquei feliz, olhando, notei o olhar determinado da Aline cantando Sereia Guiomar, um samba de roda que pede o corpo girando, a boca com notas bem abertas e os olhos adiante buscando um marinheiro que se encante à essa voz. Fiquei feliz, sim. Está nascendo uma artista que veio pra marcar seu chão. Ou seu mar, o de sereia” (Moacyr Luz)

PARTICIPAÇÕES

Renegado – Do Oiapoque a Nova York (2008)

- Primeiro CD do cantor e compositor mineiro Renegado.

Coletânea Brasileiríssima (2008)

- Coletânea comemorativa dos 30 anos da Brasileiríssima FM, lançada em caixa especial com 7 CDs com músicas dos mais representativos artistas mineiros da atualidade. Aline Calixto participa com a música “Faz o seguinte”, dentro do CD dedicado ao projeto Stereoteca.

SITES

http://www.alinecalixto.com.br

http://www.myspace.com/alinecalixto

http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=87669606&refresh=1

Um comentário: