Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Diamantina, cominformações de Gilda Lamita da Agência do Rádio
A antiga estação ferroviária de Conselheiro Mata, em Diamantina, fará parte de um projeto que vai incrementar o potencial turístico do município mineiro. No caminho onde ficavam os trilhos da ferrovia que ligava a cidade ao município de Corinto, vai ser criada uma trilha cultural, e o prédio será o ponto de partida do trajeto. O imóvel foi cedido pelo Ministério do Planejamento ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o Iphan, por meio da Superintendência do Patrimônio da União em Minas Gerais, e vai ser transformado em um museu. O superintendente da SPU, Rogério Aranha, explica que o projeto já começou a ser executado. "Tem um belo projeto em gestação denominado Trilha Verde da Maria Fumaça. É um caminho cultural tipo Santiago de Compostela, que vai sair de Diamantina e vai até Corinto. Esse imóvel será um dos atrativos desse projeto. O município de Diamantina já começou a reformar a estação. Eles estão com a guarda provisória, e por essa portaria nós vamos transferir a propriedade do imóvel para o Iphan, e dentro desse imóvel será construído um equipamento cultural para atender essa demanda".
De acordo com Rogério Aranha, os visitantes poderão percorrer o circuito a pé, a cavalo ou de bicicleta. No caminho poderão ver belas paisagens, cachoeiras e sítios históricos. O superintendente explica que o circuito cultural vai ser gerenciado por um consórcio de municípios, que será formado em breve.
Clique aqui para saber mais sobre a Estação de Conselheiro Mata.
Nenhum comentário:
Postar um comentário