segunda-feira, 24 de setembro de 2012

50 perguntas para os candidatos a prefeito de Diamantina

A eleição municipal para escolher o novo prefeito e vereadores é uma ótima oportunidade para divulgar e debater as ideias e propostas que podem melhorar as cidades e a vida dos seus cidadãos. Pensando nisto, recentemente, aqui no Passadiço Virtual, solicitamos aos nossos leitores que nos enviassem perguntas para serem encaminhadas aos nossos candidatos a prefeito. Muitos questionamentos interessantes e importantes foram enviados pelos nossos leitores.

A proposta inicial era enviar todas as perguntas aos candidatos a prefeito para que eles respondessem aos nossos leitores. Infelizmente, não obtivemos êxito em nosso contato com os candidatos. Mesmo assim, publicamos abaixo as perguntas que nos foram enviadas e algumas  que foram elaboradas pela equipe do Passadiço Virtual.

Informamos aos candidatos que o espaço está totalmente aberto e garantido a todos que queiram atender aos anseios e expectativas do eleitor. Assim, estaremos verdadeiramente, contribuindo para o debate democrático. Não baste se candidatar e pedir votos; é preciso mostrar suas ideias, apontar soluções e sustentar suas opiniões perante o eleitorado.

Eis uma boa chance para falar diretamente com o eleitor e, talvez, conseguir bons votos. Com a palavra, o candidato.

Perguntas para os candidatos:

  1. Gostaria de saber o que o novo prefeito irá fazer com a antiga linha férrea que foi grande parte invadida de forma desordenada, tornando-se uma área de risco, pois foram construídos barracos sobre lixões, além de ser uma área escura e com frequencia de usuários de drogas e e muitos cães dos invasores que frequentemente atacam pessoas que fazem caminhada na linha. Tenho certeza absoluta que o diamantinense ficaria muito satisfeito com a construção de uma área de caminha neste local. Seria um investimento na saúde do diamantinense, jovens e idosos.
  2. Qual a opinião do candidato sobre a implantação do estacionamento rotativo no centro histórico da cidade?
  3. Que solução o senhor tem para o calçamento da cidade? Tem solução?
  4. Durante a greve o comércio de Diamantina sofreu com a ausência dos estudantes. Que tipo de relação candidato pretende manter com a universidade?
  5. Qual a proposta para melhorar o trasnporte público da cidade?
  6. Os senhores sabem o que representa para Diamantina fazer parte do restrito grupo que detém o título de Patrimônio da Humanidade, concedido pela UNESCO?
  7. Os senhores sabem quais foram os compromissos que Diamantina, com o aval do Governo Federal,  assumiu junto à UNESCO ao se candidatar a esse título?
  8. Os senhores sabem o teor do plano de desenvolvimento urbano e da legislação proposta, aprovados pelos vereadores para se candidatar a esse título?
  9. Os senhores sabem se as normas urbanas com as quais se comprometeram o legislativo e o executivo foram cumpridas?
  10. O que será a repercussão no âmbito mundial se a UNESCO retirar esse honroso título por descumprimento desses compromissos?
  11. Os senhores sabem que o ICOMOS (Conselho Internacional de Monumentos e Sitios) órgão assessor da UNESCO nos assuntos técnicos relacionados com o Patrimônio Mundial, diretamente ou por intermédio de sua representação no Brasil,  pode assessorar a Prefeitura nessas questões?
  12. Os senhores se comprometem a cumprir os compromissos assumidos com a UNESCO e com o País, com as correções pertinentes?
  13. Os senhores se comprometem a corrigir os atos adotados pelas administrações anteriores em conflito com os compromissos assumidos?
  14. Os senhores se comprometem a pedir uma Missão de Monitoramento da UNESCO, para avaliar o estado de conservação de Diamantina e sugerir correções? Em caso afirmativo, adotar as sugestões da Missão?
  15. O que o senhor pretende fazer com aquele lixão a céu aberto na entrada da cidade?
  16. Que providências serão tomadas para resolver o grande número de cães abandonados pela cidade?
  17. O que será feito para recuperar a Praça de Esporte?
  18. O que será feito para resolver o problema do esgoto que está poluindo nossos córregos e rios?
  19. Quando Diamantina terá um sinalização decente? Por que a existente não é respeitada?
  20. Para que servem as placas de “não estacione” da cidade?
  21. Qual a política de cultura para a cidade?
  22. O que será feito do Casarão Orlandi?
  23. Qual a posição do candidato em relação às atividades do garimpo?
  24. Por que nossas praças e jardins estão abandonados?
  25. O que será feito com o estádio de futebol em construção na entrada da cidade?
  26. Por que Diamantina não tem uma pista de caminhada?
  27. Por que importantes espaços de lazer e turismo estão abandonados, como por exemplo, o Cruzeiro da Serra e o Caminho dos Escravos?
  28. Como o senhor pretende melhorar a coleta de lixo na cidade?
  29. A coleta seletiva será implantada de maneira efetiva?
  30. O candidato teria coragem de propor o fechamento do centro histórico para carros?
  31. Por que algumas atrações turísticas da cidade ficam fechadas?
  32. Por que não há praças, quadras esportivas e outros equipamentos de lazer em bairros periféricos como a Palha e outros?
  33. Quando a Prefeitura de Diamantia terá um site na internet à altura de sua importância e que realmente traga informações importantes para o cidadão e os visitantes?
  34. Por que as calçadas e passeios das ruas da cidade não são cuidados? A prefeitura poderia fiscalizar essa parte.
  35. Por que a qualidade do asfalto utilizado para tapar os buracos das ruas é tão ruim?
  36. Qual a verdadeira situação econômica da Prefeitura? Tem dinheiro pra fazer alguma coisa?
  37. Qual será o critério a ser adotado na escolha das pessoas que ocuparão os cargos de confiança no seu governo? Competência técnica, apadrinhamento político, parentesco ou amizade?
  38. O senhor tem alguma proposta pra atrair novas empresas para a cidade?
  39. Qual a atual situação da estrada que liga Diamantina a São Gonçalo do Rio das Pedras? A estrada será feita?
  40. O que o senhor pretende fazer para incrementar o número de voos para Diamantina?
  41. Até quando o aeroporto será um “elefante branco”?
  42. O senhor pretende construir casas populares para as pessoas de baixa renda? Por que Diamantina não recebe recursos federais neste sentido?
  43. O que o candidato pretende fazer com as atuais condições do mercado novo, ao lado da rodoviária?
  44. O candidato tem alguma proposta concreta para resolver os problemas de saúde, educação e transporte dos distritos de Diamantina?
  45. Qual o modelo de Carnaval o senhor defende?
  46. O que o senhor acha da proposta de revitalização da linha férrea para fins de turismo?
  47. O candidato tem alguma proposta para disciplinar o trânsito irresponsável de motos pelas ruas da cidade?
  48. E o plano Diretor de Diamantina? Quando será realmente implantado e respeitado?
  49. O senhor tem algum plano para melhorar a situação da rodoviária de Diamantina?
  50. Qual a atual situação da fábrica da Estamparia? O senhor pretender fazer alguma coisa para ajudar a voltar funcionar?

9 comentários:

  1. Ao analisarmos todas as perguntas, chegamos à conclusão que a cidade precisa ser "refeita". Esta tudo errado! Será que continuará errado?

    João Reis

    ResponderExcluir
  2. Boa iniciativa, Fernando! Mesmo que não haja manifestação de candidatos ou partidos só o levantamento das perguntas me parece uma muita boa contribuição para a necessária e incipiente conscientização dos eleitores. Ah, e agora, e por enquanto,segundo o DivulgaCand, são duas candidaturas à Prefeitura, né?, com a renúncia do Sr. Ragosino. Abraços e parabéns pela iniciativa.

    ResponderExcluir
  3. João Reis, muito bom o seu comentário! Bem pensando esse ponto de vista. Essas 50 perguntas demonstram que Diamantina precisa de um reforma. Acostumaram com um modelo arcaico, mas esse modelo de administrar que temos atualmente deu voltas e parou no ostracismo que era antes. Muito se prometeu e nada cumpriu. Que eles tenham dignidade e respondam à essas perguntas.

    ResponderExcluir
  4. Bom o questionário e péssimos os erros de português.
    Jailson
    Capelinha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jailson, obrigado pela visita e comentário. O texto foi revisado e os erros de redação e transcrição foram corrigidos. Caso encontre novos erros peço, por gentileza, que nos informe. Grato.

      Excluir
  5. As perguntas em mais de 50% nao retrata a voz ou o pensamento do povo. Alem de ser uma salada de perguntas que deveriam ser feita ao atual e outras para aquele que esta entrando. Questôes tendenciosas politicamente. Não ha imparcialidade politica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caio, obrigado pela sua visita e comentário. Não temos a mínima pretensão de representar 100% ou qualquer outra fração da população. As perguntas representam apenas uma parcela muito pequena dos leitores e certamente ninguém é neutro nessa história. Todos nós,eu e você, temos nossas preferências. O bom da democracia é que podemos ouvir, discutir e respeitar a opinião do outro. Assim, daremos nossa contribuição cidadã para construirmos uma cidade melhor. Volte sempre e inté+

      Excluir
  6. tenho interesse em algumas respostas...estas perguntas foram respondidas?? foram publicadas ??

    Charles Silva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Charles,
      Infelizmente, ainda não tivemos nenhuma resposta.

      Excluir