domingo, 12 de janeiro de 2014

Leia nesta semana na Voz de Diamantina

Capa (41)Há poucos anos, o velho e bonito muro de adobe da Santa Casa foi restaurado. O que causou muita alegria. Já bastante torto e escorado por peças de madeira, aquela preciosa marca do passado não tardaria a desabar. Em fidedignidade à sua reconstrução, operários da região que ainda sabiam lidar com aquele tipo de material foram contratados para fabricar adobes, assentá-los e sobrepor-lhes a fieira de pedras que os protegia das chuvas, num admirável trabalho artesanal custeado pelos parcos recursos da centenária instituição. Tão exemplar ato de consciência patrimonial foi a última das muitas e marcantes atuações comunitárias de Wálter José de Souza, o sempre disponível e dedicado Waltinho, então provedor da Santa Casa: Deus permitiu-lhe concluir a empreitada e o chamou ao Reino dos Céus.

Nada, porém, como o florescer da consciência de que a construção de instituições, de cidades e de regiões é um ato de cidadania. Por trás do muro restaurado por Waltinho, degradava-se o imponente prédio do primeiro hospício de Minas. O deplorável estado daquela raridade arquitetônica entristecia o diamantinense. Que evitava passar na Rua da Caridade, desgostoso por não ter condições para salvar das ruínas tão significativo patrimônio. Ainda enlutado com a perda do diligente provedor, seu vice e demais pares da Mesa Administrativa da Santa Casa enfrentaram de peito aberto a urgente restauração, cientes de que não havia tempo a perder: o arruinado sobrado não resistiria às chuvas de fim de ano e desapareceria inexoravelmente.

Início do editorial da Voz de Diamantina - Edição 647, 04 de janeiro de 2014

Assinatura da Voz de Diamantina

Um presente que todo mundo gosta de ganhar

Por apenas R$ 165,00 você recebe 52 exemplares semanalmente durante um ano

Quincas: (38) 3531-3129 e 8824-3584 - vozdediamantina@gmail.com

Aline: (38) 8811-5707 /// Wandeil: (38) 8803-8957

*A partir da tarde das sextas-feiras, o jornal Voz de Diamantina pode ser adquirido nos seguintes locais: Banca de Geraldinho, Canastra Diamantina e Livraria Espaço B

Um comentário:

  1. Saudades do tio Waltinho,amigo, prestativo,bem humorado e bom conselheiro.

    ResponderExcluir