terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Record é acionada por danificar sítios arqueológicos durante gravações em Diamantina

Fonte:  O Tempo (clique aqui)

PinturaA emissora de televisão Record é acusada de modificar sítios arqueológicos em Gouveia, na região Central do Estado, e Diamantina, no Vale do Jequitinhonha, durante a gravação da minissérie. O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) divulgou nesta segunda-feira (17) que ajuizou uma Ação Civil Pública contra a emissora pedindo a restauração do patrimônio modificado.

De acordo com a ação, durante as filmagens nas duas cidades mineiras, a produção passou tinta branca em abrigos rochosos que compõe sítios arqueológicos com possíveis pinturas rupestres. Segundo o promotor de Justiça de Diamantina Laurence Albergaria Oliveira, todas as atividades desenvolvidas no local ocorreram sem a autorização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), órgão federal responsável pelo patrimônio arqueológico brasileiro.

A ação tem como objetivo a restauração dos sítios arqueológicos e do patrimônio espeleológico, assim como a condenação da empresa ao pagamento de multa como compensação ambiental e dano moral coletivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário