quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Com a palavra, os atuais candidatos a prefeito de Diamantina

No dia 24 de setembro de 2012 o Passadiço Virtual publicou 50 perguntas aos candidatos a prefeito de Diamantina (clique aqui). Os questionamentos foram feitos pelos leitores do blog e organizados dentro de uma possível lógica. Infelizmente, na época não obtivemos nenhuma resposta dos candidatos e lendo-as novamente vemos que poucos foram os avanços da atual administração. 

Diante disso, lançamos novamente o desafio aos candidatos de 2016. Segue abaixo as mesmas perguntas feitas em 2012. O espaço está aberto para os senhores candidatos. Teremos o maior prazer em conhecer a posição de cada um deles sobre temas tão relevantes para a nossa cidade.

  1. Gostaria de saber o que o novo prefeito irá fazer com a antiga linha férrea que foi grande parte invadida de forma desordenada, tornando-se uma área de risco, pois foram construídos barracos sobre lixões, além de ser uma área escura e com frequencia de usuários de drogas e e muitos cães dos invasores que frequentemente atacam pessoas que fazem caminhada na linha. Tenho certeza absoluta que o diamantinense ficaria muito satisfeito com a construção de uma área de caminha neste local. Seria um investimento na saúde do diamantinense, jovens e idosos.
  2. Qual a opinião do candidato sobre a implantação do estacionamento rotativo no centro histórico da cidade?
  3. Que solução o senhor tem para o calçamento da cidade? Tem solução?
  4. Durante a greve o comércio de Diamantina sofreu com a ausência dos estudantes. Que tipo de relação candidato pretende manter com a universidade?
  5. Qual a proposta para melhorar o transporte público da cidade?
  6. Os senhores sabem o que representa para Diamantina fazer parte do restrito grupo que detém o título de Patrimônio da Humanidade, concedido pela UNESCO?
  7. Os senhores sabem quais foram os compromissos que Diamantina, com o aval do Governo Federal,  assumiu junto à UNESCO ao se candidatar a esse título?
  8. Os senhores sabem o teor do plano de desenvolvimento urbano e da legislação proposta, aprovados pelos vereadores para se candidatar a esse título?
  9. Os senhores sabem se as normas urbanas com as quais se comprometeram o legislativo e o executivo foram cumpridas?
  10. O que será a repercussão no âmbito mundial se a UNESCO retirar esse honroso título por descumprimento desses compromissos?
  11. Os senhores sabem que o ICOMOS (Conselho Internacional de Monumentos e Sitios) órgão assessor da UNESCO nos assuntos técnicos relacionados com o Patrimônio Mundial, diretamente ou por intermédio de sua representação no Brasil,  pode assessorar a Prefeitura nessas questões?
  12. Os senhores se comprometem a cumprir os compromissos assumidos com a UNESCO e com o País, com as correções pertinentes?
  13. Os senhores se comprometem a corrigir os atos adotados pelas administrações anteriores em conflito com os compromissos assumidos?
  14. Os senhores se comprometem a pedir uma Missão de Monitoramento da UNESCO, para avaliar o estado de conservação de Diamantina e sugerir correções? Em caso afirmativo, adotar as sugestões da Missão?
  15. O que o senhor pretende fazer com aquele lixão a céu aberto na entrada da cidade?
  16. Que providências serão tomadas para resolver o grande número de cães abandonados pela cidade?
  17. O que será feito para recuperar a Praça de Esporte?
  18. O que será feito para resolver o problema do esgoto que está poluindo nossos córregos e rios?
  19. Quando Diamantina terá um sinalização decente? Por que a existente não é respeitada?
  20. Para que servem as placas de “não estacione” da cidade?
  21. Qual a política de cultura para a cidade?
  22. O que será feito do Casarão Orlandi?
  23. Qual a posição do candidato em relação às atividades do garimpo?
  24. Por que nossas praças e jardins estão abandonados?
  25. O que será feito com o estádio de futebol em construção na entrada da cidade?
  26. Por que Diamantina não tem uma pista de caminhada?
  27. Por que importantes espaços de lazer e turismo estão abandonados, como por exemplo, o Cruzeiro da Serra e o Caminho dos Escravos?
  28. Como o senhor pretende melhorar a coleta de lixo na cidade?
  29. A coleta seletiva será implantada de maneira efetiva?
  30. O candidato teria coragem de propor o fechamento do centro histórico para carros?
  31. Por que algumas atrações turísticas da cidade ficam fechadas?
  32. Por que não há praças, quadras esportivas e outros equipamentos de lazer em bairros periféricos como a Palha e outros?
  33. Quando a Prefeitura de Diamantia terá um site na internet à altura de sua importância e que realmente traga informações importantes para o cidadão e os visitantes?
  34. Por que as calçadas e passeios das ruas da cidade não são cuidados? A prefeitura poderia fiscalizar essa parte.
  35. Por que a qualidade do asfalto utilizado para tapar os buracos das ruas é tão ruim?
  36. Qual a verdadeira situação econômica da Prefeitura? Tem dinheiro pra fazer alguma coisa?
  37. Qual será o critério a ser adotado na escolha das pessoas que ocuparão os cargos de confiança no seu governo? Competência técnica, apadrinhamento político, parentesco ou amizade?
  38. O senhor tem alguma proposta pra atrair novas empresas para a cidade?
  39. Qual a atual situação da estrada que liga Diamantina a São Gonçalo do Rio das Pedras? A estrada será feita?
  40. O que o senhor pretende fazer para incrementar o número de voos para Diamantina?
  41. Até quando o aeroporto será um “elefante branco”?
  42. O senhor pretende construir casas populares para as pessoas de baixa renda? Por que Diamantina não recebe recursos federais neste sentido?
  43. O que o candidato pretende fazer com as atuais condições do mercado novo, ao lado da rodoviária?
  44. O candidato tem alguma proposta concreta para resolver os problemas de saúde, educação e transporte dos distritos de Diamantina?
  45. Qual o modelo de Carnaval o senhor defende?
  46. O que o senhor acha da proposta de revitalização da linha férrea para fins de turismo?
  47. O candidato tem alguma proposta para disciplinar o trânsito irresponsável de motos pelas ruas da cidade?
  48. E o plano Diretor de Diamantina? Quando será realmente implantado e respeitado?
  49. O senhor tem algum plano para melhorar a situação da rodoviária de Diamantina?
  50. Qual a atual situação da fábrica da Estamparia? O senhor pretender fazer alguma coisa para ajudar a voltar funcionar?

3 comentários:

  1. Prezados boa noite,

    Meu nome é Vagson Rodrigo de Almeida, Porta Voz/Presidente da Rede Sustentabilidade, Advogado e candidato a Vice Prefeito com o Fernando Santos 51. A escolha da Rede pelo apoio ao Fernando decorreu de um balanço das ações e dos projetos políticos que cada candidato nos apresentou diretamente ou indiretamente. Cuidei de ler todas as perguntas elencadas acima e vejo que muitas delas a nossa proposta de programa de governo registrada no TRE/MG contempla e/ou responde. De fato alguns questionamentos tais como coleta seletiva, educação no trânsito dentre outros fatores estão relacionados à educação e cultura, que terá de ser trabalhado com a população. A questão da Unesco e do Título de Patrimônio da Humanidade é algo que deve ser melhor conhecido e respeitado e nesse ponto defendemos intercâmbios e protocolo de intenções com cidades Coirmãs no mesmo título, para alcançarmos um melhor modelo cultural e comportamental. A cidade precisa de todo tipo de infraestrutura e de uma injeção de ânimo no desenvolvimento econômico e acreditamos que esse caminho deve ser trilhado em parceria com a UFVJM e demais entidades que dispõem de recursos humanos qualificados, para criarmos estratégias e gerirmos nossos recursos de forma sustentável. Perdemos de fato a fábrica Antonina Duarte, mas será que é este tipo de indústria que é sustentável para nós? Fui pesquisador nessa área pelo CEFET-MG e percebo o porque não foi, talvez, possível sustentar a atividade industrial, devido fatores tais como matéria prima e influência da concorrência internacional como a China no mercado, podendo ter sido esses fatores predominantes para a falência da nossa fábrica local. Mas temos outras gigantescas potencialidades, temos matérias primas diversas, nos falta o arranjo, por isso nossa proposta do APL Mineral, para estudar a possibilidade de outras indústrias como a do vidro e da tecnologia, trabalhando um problema ambiental como o assoreamento. Propomos a criação do CODED - Conselho de Desenvolvimento de Diamantina, para que este exerça o papel de órgão propulsor e orientador das políticas de desenvolvimento, assim como esse blog exerce o seu papel para o qual foi criado. De certo que não sabemos tudo, mas sabemos que essa potência política que é nossa cidade pode ir muito além do que essa estagnação que vivemos. Nunca fomos candidatos, temos as nossas profissões, mas acreditamos que essa cidade é inúmeras vezes maior que essa pequinês realidade vivida há décadas. Gostamos de ousar, gostamos do diferente e se sairmos vitoriosos precisaremos muito da ajuda de todos vocês para colocarmos nossa centenária seresteira no tom poético que ela merece. A ideologia é uma coesão de pensamentos e a atitude é a força motriz para a engrenagem funcionar. Nossa força tem que ser conjunta e pedimos apoio em nossa caminhada.

    Um carinhoso abraço a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns Vagson pelas suas respostas ao questionário.Somos da REDE e não fugimos do debate.Queremos uma Diamantina com justiça social,economicamente viável e com desenvolvimento sustentável. Somos da REDE,somos de luta e de paz.

      Excluir
  2. Parabéns Vagson pelas respostas ao questionário.Somos da REDE e não fugimos do debate.Queremos uma Diamantina com justiça social,economicamente viável e com desenvolvimento sustentável.Somos da REDE,somos de luta e de paz.

    ResponderExcluir