terça-feira, 8 de maio de 2018

Exposição na Casa da Glória relembra viagem de Saint-Hilaire a Diamantina


Fonte: UFMG (clique aqui)


Em 1816, o botânico francês Auguste de Saint-Hilaire desembarcou em terras brasileiras para desbravar as matas virgens do interior do país e catalogar as espécies aqui encontradas. Uma das regiões visitadas pelo naturalista foi o Distrito dos Diamantes (atual Diamantina), aonde chegou em 1817 para colher informações não só sobre a natureza, mas também sobre aspectos físicos, econômicos, sociais e culturais dos povos da região. Em seis anos de expedição pelo país, Saint-Hilaire coletou cerca de 30 mil amostras de plantas e animais, que renderam material para uma série de livros inéditos sobre a biodiversidade brasileira.

Para homenagear os 200 anos de sua passagem por Diamantina, o Instituto Casa da Glória, em parceria com o Instituto de Geociências (IGC), a Diretoria de Relações Internacionais (DRI) e a Embaixada da França, promove a exposição comemorativa 200 anos da viagem de Saint-Hilaire pelo Distrito dos Diamantes. Com o intuito de revisitar esse território por meio do olhar de Saint-Hilaire, a mostra expõe conteúdos do livro do botânico Viagem ao Distrito dos Diamantes.

A exposição foi aberta na última sexta-feira, dia 4, com palestra sobre o resgate histórico da viagem de Saint-Hilaire ao Brasil, apresentação sobre a expedição do botânico no Distrito dos Diamantes e lançamento do projeto Caminho de Saint-Hilaire. 

A mostra pode ser visitada diariamente, das 8h às 18h, no Instituto Casa da Glória, em Diamantina, onde permanece em cartaz até setembro.

Mapa do Distrito Diamantino com destaque para os locais descritos por Saint-Hilaire

Nenhum comentário:

Postar um comentário