segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Bem-vindos à 7ª edição do Ecomotion Pro

Fonte: Ecomotion

image

O Ecomotion 2009 acontecerá no estado de Minas Gerais, tendo como cidade sede Diamantina. A região é repleta de riquezas históricas datadas da época do Império, muitos diamantes foram garimpados e promoveram o crescimento das cidades que hoje integram o Circuito da Estrada Real. E é lá, nas montanhas e vales da Serra do Espinhaço que os atletas terão a oportunidade de desbravar as belezas naturais deste local.

A Serra do Espinhaço é conhecida como a única cordilheira do Brasil, pois é uma cadeia de montanhas bastante longa e estreita, entrecortada por picos e vales. É responsável pela divisão entre as redes de drenagem do Rio São Francisco e os rios que correm diretamente para o oceano Atlântico, como o Jequitinhonha. É também considerada Reserva Mundial da Biosfera, por ser uma das regiões mais ricas do planeta, graças a sua grande diversidade biológica. Mais da metade das espécies de animais e plantas ameaçados de extinção em Minas Gerais estão nas Cadeias do Espinhaço. Especialmente na Serra do Cipó, onde se encontra o maior número de espécies endêmicas da flora brasileira.

Dados técnicos da corrida

A edição deste ano terá 470 km de percurso, que deverão ser vencidos através das seguintes modalidades:

- Trekking: modalidade básica de qualquer corrida de aventura, o trekking na edição da Serra do Espinhaço terá 169 km e está dividido em seis trechos. Um bem longo, de 60 km, que exigirá uma parada obrigatória para descanso. A região é montanhosa e por isso o desgaste físico é grande. Muitas rochas expostas, pouca vegetação, arbustos pequenos; além do sol forte no alto das serras. Assim, o trekking exigirá das equipes bastante planejamento e boas estratégias. Serão lugares inóspitos e inusitados. Estão preparados?

- Mountain biking: o mountain biking terá um total de 211 km, distribuídos em 6 pernas, sendo que 3 serão bem curtas, com 14, 15 e 17 km. Já as mais longas terão 48, 55 e 62 km. Apesar de não serem trechos muito longos em termos espaciais, a velocidade média de deslocamento é baixa, já que a região promete um legítimo mountain biking, com muitas estradas de terra, trilhas, single tracks e, lógico, ladeiras em todos os sentidos, para cima e para baixo! Haja perna para pedalar tanto ou, quem sabe, empurrar morro acima.

- Canoagem: dois rios sensacionais! Este ano, o Ecomotion escolheu dois trechos de canoagem que serão desafiadores. O primeiro, mais longo, de 60 km, será percorrido praticamente 100% à noite. Talvez as equipes menos rápidas saiam do rio de dia. É um rio com poucas corredeiras, simples, mas como já diz o ditado “à noite, todos os gatos são pardos”. Já o segundo rio terá 30 km de obstáculos de alto nível para serem vencidos. Final de prova, momento em que os atletas já estão cansados, vai requerer muito esforço para aqueles que querem terminar o Ecomotion Pro 2009 sem corte! Em ambos os casos, serão usados ducks (caiaques infláveis).

- Técnicas Verticais: este ano serão duas seções de técnicas verticais. A primeira será uma travessia horizontal, cruzando um rio de quase 50 metros de largura. Recomenda-se aos atletas que cada um tenha uma polia simples para agilizar a travessia. Sugere-se o uso de mosquetão oval com a polia ultralegere da Petzl, que possui um custo benefício melhor (veja o modelo na foto). A segunda seção será um rapel de aproximadamente 70 metros, positivo e negativo. Não haverá a seção de ascensão, portanto não será exigido o jumar, informado na lista de equipamentos.

- Orientação: essencial para qualquer equipe percorrer a prova. Serão dois mapas, ambos na escala de 1:100.000  atualizados com imagens de satélites e trabalho de campo feito pelo Geógrafo Carlos Lucas, mapeador do Ecomotion Pro desde 2004. Muitas, mas muitas curvas de nível, muito próximas umas das outras. Quer dizer, muitas serras e vales! Em diversos momentos, os atletas poderão escolher quais caminhos querem seguir entre um PC e outro. A região possui uma extensa gama de opções em virtude de todo o histórico do garimpo em busca de diamantes.

A prova terá 26 PCs, sendo que serão 15 áreas de transição, 13 com o suporte da equipe de apoio. Os locais são todos acessíveis para veículos pequenos. Não é necessário veículo 4x4. Os apoios deverão percorrer no máximo 950 km de distância, com cerca de 350 km de rodovias asfaltadas e os demais trechos de estradas vicinais de terra.

Os atletas serão recepcionados em Diamantina a partir de 19/11, na casa de shows Planetarium, onde também serão realizadas as checagens de equipamento, cerimônias de abertura e encerramento.

A contagem regressiva para o Ecomotion 2009 já começou. Nos vemos em Diamantina!

Bons treinos,

Equipe Ecomotion

Nenhum comentário:

Postar um comentário