sábado, 13 de novembro de 2010

O simpático porteiro

Texto: Fernando Gripp

Maravilha !!!!!. Este é o seu bordão preferido. Não tem tempo ruim, dia da semana ou algum contratempo que lhe tira o sorriso do rosto. Sempre de bom humor, cumprimenta a todos com cordialidade, carinho e respeito. Bom dia!!! Boa tarde!!! Bom trabalho!!! Como é bom chegar ao seu local de trabalho ou estudo e ser recebido com uma energia positiva e sincera. Dia sim, dia não, lá está ele na portaria da UFVJM a nos receber com suas célebres frases. Na saída para o almoço sempre nos aconselha um bom bochecho na “marvada” para molhar a palavra e abrir o apetite. Ao entardecer, nos deseja bom descanso e um até breve. Enfim, a cada encontro nos brinda com uma aula de simpatia, alegria e bom humor.

Se você ainda não identificou o nosso personagem ou nunca teve a oportunidade de encontrá-lo na portaria superior do campus I, sugiro que você faça uma visita à comunidade do Orkut chamada "O simpático porteiro da UFVJM" . Contando atualmente com cerca de mil membros, a comunidade faz uma homenagem ao Senhor Amaro, esse homem simples e encantador. Em um dos tópicos da comunidade são registradas as famosas frases do Sr. Amaro. Generoso com todos, a cada dia somos brindados por uma peça do seu extenso repertório.

image

Certa vez, ele me contou uma de suas histórias (ou estórias). Disse-me que, assim como seu pai, queria trabalhar na estação ferroviária, lá pelas bandas do Barão do Guacuí. Saudoso, vi seus olhos brilhando ao falar da profissão de seu pai. Infelizmente, esse sonho não se concretizará, já que o homem insiste na lógica dos automóveis, vendido como fonte de prazer e poder. Enquanto isso, eles nos guia pelos trilhos da humildade e da simplicidade.

Imagino um mundo cheio de pessoas assim, sempre bem humoradas e humildes. Certamente, nossas vidas seriam mais saudáveis e alegres. Um contraste com o mundo carrancudo, marcado pelo formalismo das relações superficiais, das aparências e desconfianças. Com a correria do cotidiano, esquecemos das coisas simples, de um cumprimento sincero, dado com o corpo todo, vindo de dentro da alma.

Tenho uma hipótese para explicar a origem dessa tranquilidade. Não é raro encontrá-lo sentado sob a sombra das árvores com o olhar perdido na mais bela paisagem de Diamantina. Calmamente, ele contempla os telhados do casario, as torres das igrejas, os cruzeiros da serra e, ao longe, o Pico do Itambé. Seu olhar sempre a passear por esse cenário cheio de histórias e mistérios.

Enfim, todos nós, professores, funcionários, visitantes e universitários somos bons alunos desse homem simples, que nos ensina a cada encontro a importância de um sorriso. Não importa se o interlocutor chega todo engravatado ou de chinelos de dedos; a pé ou de carro importado; gente que se acha importante ou pessoas simples. Lá está o Sr Amaro a nos brinda com sua energia positiva e o inimitável bordão:  Maravilha!!!!

7 comentários:

  1. Salve, salve Seu Amaro, que tem o poder e a magia de colocar um sorriso no rosto de todos que passam pelos portões do Campus1. Sua simpatia é contagiante!!!...

    ResponderExcluir
  2. Claro que esse também reproduzirei no Micuim - bom o texto, ótimo o personagem. Abraço.Saul

    ResponderExcluir
  3. Maravilha... Fernando. Seu texto e tudo o que nos passa essa figura extraordinária que é o seu Amaro. Extra - aquele que é diferente. Ordinário - aquele que é comum. Extraordinário é aquele que foge a tudo que é comum e corriqueiro. Seu Amaro é um homem fora do comum (Prof. Paco)

    ResponderExcluir
  4. Ronaldo Lopes Guimarães16 de novembro de 2010 às 00:15

    Fernando, parabéns pelo texto, pela sua consciencia. Certamente você tem semelhanças com o Seu Amaro.
    Meu nome é Ronaldo, não sou aluno, nem servidor da UFVJM, mas ja tive várias oportunidades de visitar o Campus ou mesmo de passar pela rua da Glória. Aliás, o nome da rua tem muito a ver com o Seu Amaro, que é uma benção, uma glória.
    Que a UFVJM possa formar em suas faculdades pessoas que tenham a simplicidade e o bom astral do nosso amigo Amaro para que coloquem em prática junto do conhecimento técnico e científico, as ações de humildade, de respeito ao semelhantes e de amor a todos.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Seu Amaro, exemplo a ser seguido em relação ao bom convívio, simplicidade, energias positivas, sempre acolhedor!
    "Vai pegar um feijãozonho né meu filho" vai com Deus!
    Iiisso aí Maaaravilha!

    ResponderExcluir
  6. oi .. Isso era exatamente o que eu pensei quando vi os primeiros segundos deste vídeo. É um ótimo trabalho! obrigado por compartilhar isso!

    ResponderExcluir
  7. Agradecimentos para o blog agradável. Foi muito útil para mim. Mantenha partilha de ideias semelhantes no futuro também. Este foi realmente o que eu estava procurando, e eu estou contente de vir para cá! Obrigado por compartilhar as informações, tais com a gente.

    ResponderExcluir