sábado, 6 de abril de 2013

Programação do 2º fHist começa a sair do forno

Em uma prestigiada reunião realizada no dia quatro de abril, no Projeto República da UFMG, a linha temática e de conteúdos da programação do Festival de História, a realizar-se em Diamantina entre os dias 19 e 22 de setembro, começou a ser delineada.

A reunião, que contou com as presenças de historiadores e representantes da Fundação SM, do IPHAN, da UFMG e UFVJM, da Secretaria de Cultura de Diamantina e da Adeltur, definiu como linha do Festival "Histórias não contadas", visando propiciar a reflexão e o debate sobre temas, como resistência indígena, legado dos jesuítas, escravidão, rebeliões coloniais e ditadura militar, entre outros. Além das 14 mesas redondas da Tenda de História da Praça Doutor Prado, as "Histórias não contadas" pautarão as demais ambiências do fHist, tais como as oficinas de História, a Feira de Livros e os lançamentos de novas obras no Proseando no Mercado, as sessões comentadas de cinema no Teatro Santa Izabel e as exposições e espetáculos musicais.

Festival adota novo modelo de curadoria

Para levar em frente o instigante desafio das "Histórias não contadas", o fHist optou pela adoção de um modelo de curadoria inédito nos festivais literários, que é o do trabalho em equipe. Assim, integram a curadoria do 2º Festival de História a educadora Pilar Lacerda, ex-secretaria de Ensino Básico do MEC e hoje diretora da Fundação SM, os professores Sérgio Alcides e Júnia Furtado, da UFMG, e Wellington de Oliveira, da UFVJM. Os curadores contarão ainda com a colaboração da historiadora Heloísa Starling, do Projeto República da UFMG. As instituições parceiras do fHist, como o IPHAN, a UEMG e a Biblioteca Nacional, também colaborarão ativamente no delineamento da grade de conteúdos da programação. A equipe já começou a trabalhar e em breve começarão a ser anunciados os temas e convidados do Festival de História.

Como participar

As inscrições para o Festival de História em Diamantina serão abertas no dia três de junho de 2013, com vagas limitadas à capacidade de lugares da Tenda da História na Praça Doutor Prado. Cadastre-se aqui para receber informações e notícias exclusivas sobre o fHist.

Nenhum comentário:

Postar um comentário