segunda-feira, 7 de abril de 2014

Bacia do Jequitinhonha é devastada pelo garimpo ilegal em Minas

Fonte: Jornal Estado de Minas (clique aqui)

Garimpeiros revolvem leitos atrás de ouro e diamantes, sem critérios nem fiscalização e fazem as águas se degradarem com mais rapidez em Minas.

Diamantina, Couto de Magalhães de Minas e Serro – A estreita faixa de mata ciliar que protege a nascente do Rio Jequitinhonha é tão densa que as tramas de espinhos e árvores do cerrado impedem até indentificá-la de fora da vegetação. Para ter acesso ao ponto onde a água aflora, é preciso subir pela calha do córrego até a cabeceira. O esforço é recompensado pela paisagem lacrada na vegetação agreste. Nela, pássaros pousam nas margens e bebem da água límpida que desce pelo leito de seixos brancos e redondos. Mas toda essa pureza dura pouco, já que o Jequitinhonha é o rio que mais tem sido degradado nos últimos anos em Minas. O trecho mais preocupante fica a 140 quilômetros da cabeceira, entre os municípios de Diamantina e Couto de Magalhães de Minas, no garimpo ilegal de Areinha. Um lugar tão devastado que as margens são de areia extraída do fundo do manancial, o curso natural foi seguidas vezes desviado e as águas se tornaram tão vermelhas que lembram sangue.

Cliique aqui para ler a reportagem completa

2 comentários:

  1. garimpo ilegal de Areinha. TEM É QUE RIR. A POLICIA SABE AS AUTORIDADES SABEM, COMO PODE SER UM GARIMPO ILEGAL? COMO? DURANTE TANTOS TEMPO. DIZEM QUE SE PARAR O GARIMPO, A CIDADE SOFRERA COM A BANDIDAGEM. TÁ CHEIO DE BANDIDO AQUI DENTRO, SÓ IRÁ TER MAIS CONCORRÊNCIA.

    ResponderExcluir
  2. Isso mesmo , acho que tem tanto bandido atrás de gravatas que deviriam deixar os garimporeiros trabalharem.

    ResponderExcluir