quinta-feira, 28 de abril de 2016

Diarte promove curso gratuito sobre história da joalheria

Exibindo image.pngExibindo image.png



O professor Gonçalo Vasconcelos e Sousa é doutor em História da Arte pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Professor Catedrático e Presidente do Conselho Científico da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa, onde dirige o Departamento de Arte e Restauro, o Centro de Conservação e Restauro e o Centro Interpretativo da Ourivesaria do Norte de Portugal. Diretor do Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes/UCP. Acadêmico da Academia Portuguesa da História (2003) e da Academia Nacional de Belas-Artes (2001), é sócio titular do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (2010). Recebeu o Prêmio D. António Ferreira Gomes da UCP (1989), premiado pela Fundação Eng.º António de Almeida (1994), Fundação Calouste Gulbenkian e Academia Portuguesa da História (2005). Diretor da "Revista de Artes Decorativas", da revista "Museu" e da revista "Filermo". 
Resumo das especialidades:
Graduado em Ciências Históricas (Patrimônio)
Mestre e doutor em História da Arte
Pós-doutorado, com a pesquisa: Dicionário de ourives do ouro, cravadores e lapidários

Possui diversos livros publicados, artigos em periódicos, palestras sobre os temas: ourivesaria portuguesa; ourivesaria sacra; instrumentos científicos; prata; prataria religiosa; ourivesaria na ligação entre Portugal e o Brasil; Joalheria, etc.
Sobre o curso:
O conhecimento da História da Joalheria em Portugal e no Brasil envolve um conjunto de realidades relacionadas com os ofícios de ourives do ouro, cravador e lapidário, para além do estudo da evolução estética, das tipologias de peças e do relacionamento com as mentalidades e a sociedade das distintas épocas.
Da época proto-histórica à joalharia contemporânea, desenvolveu-se uma das Artes Decorativas Portuguesas e Brasileiras que mais entusiasmo causa aos apreciadores e estudiosos estrangeiros. A perícia de execução, bem como a riqueza das formas e a variedade das gemas utilizadas transportam a Joalheria Portuguesa e Brasileira para um universo de luxo e de aparato, que este breve curso visa dar a conhecer com a atualidade que as últimas investigações neste tema têm permitido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário