quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Cachoeira do Bicame

Meu amigo Beto Assumpção tem um hábito muito interessante. Amante das caminhadas, ele sempre escreve textos sobre suas "andanças" pelas trilhas e cachoeiras de Minas Gerais. Textos simples, cheio de dicas úteis. Hoje recebi um texto sobre sua aventura na região da Serra do Cipó.

Cachoeira do Bicame

bicame Vim, vi e venci ! Fomos, vimos e  nos encantamos !

Uma das mais belas cachoeiras que já vi ! O cenário, Serra do Espinhaço, a caminhada-jornada é belíssima ! A chegada é aquele “tapa” de beleza, pois “ela” chega de surpresa. Só quem se aventura vê coisas assim! É bom contratar um guia na Lapinha, montanha é montanha, e um erro de percurso pode estragar o programa, tornando-o bem mais cansativo.

A trilha em geral é bem marcada embora longa  e cansativa. Foram 24 Km ida e volta. De carro saímos da Lapinha e percorremos 6 Km, estacionamos depois de uma porteira, onde já havia alguns carros. Dali para frente fomos a pé (12 Km), não há subidas fortes, com exceção da saída da cachoeira. Se você tiver um carro alto, ou 4x4 melhor ainda, dá pra atravessar o córrego e seguir mais em frente (uns 6 km ), tem trechos bem difíceis de passar, carro baixo nem pensar. É bom ir cedo para poder aproveitar mais. O sol “racha” o tempo todo, não há sombra e a água fresca é só no final. Chegamos cansados, mas a cachoeira do Bicame(duas bicas), nós renovou para a volta.  A minha filha larissa (7 anos) foi e voltou, é magrinha e sobe morro igual cabrito.Somos uma turma (quase sedentária), que adora ecoturismo e já é a segunda vez seguida que voltamos a Lapinha da Serra (distrito de Santana do Riacho-Serra do Cipó-MG).Não há nada igual a Lapinha! De noite tem o Batuque do Seu Juquinha, famoso na região.Seu Juquinha com 81 anos tem uma vitalidade de dar inveja a qualquer jovem, ele nessa idade sai da Lapinha e vai à cachoeira do Tabuleiro(cachoeira), localizada em Conceição do Mato Dentro em seis horas. Coisa que os mochileiros fazem em 3 dias !As estórias de Seu Juquinha devem dar uns três livros, pelo menos! E as belezas da Lapinha... Só indo lá pra ver !Lapinha, local ainda preservado e pouco conhecido, também não é fácil chegar, são 42 Km de terra e buracos após a Serra do Cipó em direção a Santana do Riacho. Sua coragem não será em vão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário