sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Sesi-MG realiza inicia “Festival Bandas de Cá” na cidade de Ouro Preto

Ouro Preto foi a primeira das sete cidades da Estrada Real que vão receber o Festival Bandas de Cá, realizado pelo Sesi-MG. Dividido em duas partes, a etapa de Ouro Preto, que tem apoio da prefeitura local, realizou o Encontro de Bandas e a primeira eliminatória I Concurso de Arranjos para Bandas Tradicionais de Música.

As atrações foram realizadas na Praça Tiradentes, no Centro Histórico, no último dia 11 de outubro. Além de Ouro Preto, as cidades de Barão de Cocais, Tiradentes, Diamantina, Juiz de Fora, São Lourenço e São João del-Rei também receberão o Festival.

O Encontro de Bandas tem objetivo claro. Levar ao conhecimento do grande público o trabalho das bandas tradicionais de Minas. Além de opção de entretenimento e turismo o encontro vem ainda resgatar um rico acervo cultural de grande tradição e que muitas vezes permanece desconhecido.

Já o I Concurso de Arranjos para Bandas Tradicionais de Música premiará compositores e arranjadores de todo o Brasil que apresentem trabalho de qualquer tema desde que seja música brasileira. Arranjo é a adaptação de uma composição para a execução por um grupo específico de vozes ou instrumentos musicais, neste caso, as bandas tradicionais de música. Uma comissão julgadora formada pelo Cerem irá selecionar 15 arranjos para serem executados pela banda Curió de Minas nas cidades que receberão o festival.

Ao final do projeto será gravado um CD com as 15 músicas/arranjos finalistas e editado um livro de partituras.

onfira o calendário do Festival Bandas de Cá:

Barão de Cocais
Data: 18 de Outubro
Local: Praça da Matriz

Tiradentes
Data: 25 de Outubro
Local: Largo das Forras

Diamantina
Data: 01 de Novembro
Local: Praça do Mercado Velho

Juiz de Fora
Data: 08 de Novembro
Local: Parque Halfeld

São Lourenço
Data: 15 de Novembro
Local: Praça Brasil

São João del-Rei - Encerramento
Data: 29 de Novembro
Local: Av. Pres. Tancredo Neves de Almeida
Informações para o público pelo telefone (32) 2211-7295.

Fonte: Ministério da Cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário