sábado, 24 de outubro de 2009

Garimpando em Diamantina: Bar e Restaurante Lado do Cazuza

Fonte: o excelente Sabores de Minas

Milton Nascimento foi categórico: “Diamantina é o Beco do Mota”. Localizado no coração da cidade, o beco mais famoso de Minas Gerais era, décadas atrás, freqüentado por boêmios, artistas e intelectuais. “Era ali que a noite acontecia”, lembra Geraldo Maria Barbosa, que, durante anos, teve um restaurante no Beco do Mota. “Era o auge da boemia. Os freqüentadores se sentavam nas calçadas para ouvir bossa nova, MPB, poesia e ver teatro”, conta.

Hoje, Geraldo não está mais ali. Há 12 anos, abriu o restaurante Lado do Cazuza, no Bairro Cazuza. Mas o Beco do Mota lhe rendeu frutos. Além de seu atual estabelecimento receber os antigos freqüentadores, foi nele também que conheceu a mulher com quem casou, Lílian Almeida Barbosa. Hoje, é ela quem comanda, com ajuda dos filhos, a cozinha do restaurante. E é na segunda-feira que o lugar fica lotado. “Aqui é para curar a ressaca de fim de semana, com boa comida”, garante Lílian. Tão tradicional quanto o Beco do Mota é o frango ao molho pardo feito com milho verde, que, no Bar do Cazuza, é servido com angu, torresmo e couve. Bem temperada e ideal para ser acompanhada por uma cervejinha gelada, é uma refeição perfeita para começar bem a semana. O sabor marcante fica por conta das histórias que Geraldo conta sobre o Beco do Mota que, como canta Milton, é Minas, é Brasil.

2 comentários:

  1. Fernando, essa foto é de matar qquer cristão. Da próxima vez que for a Diamantina quero ir ao Lado do Cazuza. Abraço (Ainda bem que vi o artigo depois do almoço, ficou mais leve a visão)

    ResponderExcluir
  2. Saul,
    A entrada vai te deixar em dúvida, mas vale a pena arriscar. Dizem que a farofa de andu é sensacional. Comida de boteco de primeira.
    Abraço

    ResponderExcluir