terça-feira, 3 de agosto de 2010

Cine Mercúrio apresenta em agosto mostra de clássicos africanos

image

Em agosto, o Cine Mercúrio irá apresentar o ciclo “Clássicos Africanos Restaurados”, com produções de Madagascar, do Mali, do Senegal e da França.

A coleção faz parte do acervo da Cinemateca da Embaixada da França, com a qual a UFVJM iniciou uma parceria por meio da Diretoria de Relações Internacionais.

Serão oito títulos ao todo, os três primeiros abordando aspectos do feminino, dois sobre tradição, resistência e colonização, e os três últimos sobre imigração. As sessões, gratuitas e abertas ao público, acontecerão às quartas-feiras no horário das 19h30 no auditório do Instituto Casa da Glória da UFMG e aos domingos na Casa de Chica da Silva, às 18h30. A programação completa segue abaixo.

O projeto Cine Mercúrio busca fomentar a atividade audiovisual na Universidade e na cidade de Diamantina e acontece em parceria entre a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, o Instituto de Humanidades e a Diretoria de Relações Internacionais da UFVJM, a Cinemateca da Embaixada da França, o Instituto Casa da Glória da UFMG e o Escritório Técnico do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) em Diamantina, por meio do Programa Cine Mais Cultura, do Ministério da Cultura.

PROGRAMAÇÃO:

Taafe Fanga, Poder de Saia

(Mali, 1997) / Direção: Adama Drabo

Sinopse: L’Albarga, a máscara dos espíritos da falésia, símbolo de poder, cai nas mãos da adolescente Yayème e provoca desordem em Yanda. Maldição, castigo divino? O poder das mulheres se instala. A nova ordem resistirá a todas as contradições?

Quarta-feira,-feira, 04/08, às 19h30

Local: Local: Instituto Casa da Glória da UFMG

Finzan

(Mali, 1989) / Direção: Mali Cheick Oumar Sissoko

O filme tematiza as tradições patriarcais do Mali, incluindo a controversa questão da circuncisão feminina. A viúva recente Nanyuma se sente livre do tratamento cruel do falecido marido. Ela sai da aldeia com a sobrinha Fili, mas é forçada a regressar.

Domingo, 08/08, às 18h30

Local: Casa de Chica da Silva

Carta Camponesa

(Senegal, 1975) / Direção: Safi Faye

Primeiro longa-metragem dirigido por uma mulher africana. Em uma pequena aldeia no Senegal, Ngor e Coumba desejam se casar, mas já faz dois anos que há escassez de chuvas, prejudicando o amendoim, única cultura colonial comercializável.

Quarta-feira, 11/08, às 19h30

Local: Instituto Casa da Glória da UFMG

Tabataba

(Madagascar, 1975) / Direção: Raymond Rajaonarivelo

Em 1947 os habitantes da aldeia de Tanala, na costa leste de Madagascar, participam da grande revolta contra a colonização francesa. A história da insurreição e da sua repressão é vivida através dos olhos do rapaz Solo.

Domingo, 15/08, às 18h30

Local: Casa de Chica da Silva

Jom ou A História de um Povo

(França/Senegal, 1981) / Direção: Ababacar Makharam

O Jom é a origem de todas as virtudes, da dignidade, da coragem, da fidelidade ao compromisso, do respeito pelo outro e por si mesmo. O feiticeiro Klaly, encarnação da memória africana, atravessa as épocas como testemunha da resistência à opressão.

Quarta-feira, 18/08, às 19h30

Local: Instituto Casa da Glória da UFMG

Três curtas sobre imigração

Serão exibidos três curtas-metragens com a temática da imigração africana na Europa: África sobre o Sena (França/Senegal, 1957), de Mamadou Sarr e Paulin Vieyra; Os Príncipes Negros de Saint-Germain-de-Prés (França/Senegal, 1975), de Ben Diogaye Beye; e Paris é Bonita (França, 1974), de Inoussa Ousseini.

Domingo, 22/08, às 18h30

Local: Casa de Chica da Silva

Bako, A Outra Margem

(Mali/França, 1978) / Direção: Jacques Champreux

A lenta imersão na miséria, o desprezo e, por vezes, a morte por que passam milhares de homens deslumbrados pela miragem de “Bako”, palavra bambara que significa “a outra margem”, usada pelos imigrantes do Mali para designar a França.

Quarta-feira, 25/08, às 19h30

Local: Instituto Casa da Glória da UFMG

Safrana ou O Direito à Palavra

(França, 1978) / Direção: Sidney Sokhona

Quatro trabalhadores imigrantes africanos decidem abandonar Paris para frequentar estágios de agricultura numa região rural francesa e depois tentar uma reinserção em seu país de origem.

Domingo, 29/08, às 18h30

Local: Casa de Chica da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário