quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Cine Mercúrio completa um ano com Chaplin e curtas de animação

image

Em outubro, mês das crianças, o Cine Mercúrio exibe o ciclo “Carlitos e Decididamente Animados”, com clássicos do diretor inglês Charles Chaplin (1889-1977) e uma coleção de curtas-metragens de animação franceses. As sessões, gratuitas e abertas ao público, acontecem às quartas-feiras no horário das 19h30 no auditório do Instituto Casa da Glória da UFMG e aos domingos na Casa de Chica da Silva, às 18h30.

O projeto de Extensão Cine Mercúrio, que em outubro completa um ano de existência, busca fomentar a atividade audiovisual na Universidade e na cidade de Diamantina e acontece graças à parceria entre diferentes setores da UFVJM (Instituto de Humanidades, Diretoria de Relações Internacionais, Centro de Apoio a Idiomas, FCBS, PROEXC), Cinemateca da Embaixada da França, Instituto Casa da Glória da UFMG e IPHAN, por meio do Programa Cine Mais Cultura, do Ministério da Cultura.

Excepcionalmente na quarta-feira 06/10 não haverá exibição, em virtude das atividades do Simpósio de Extensão da UFVJM.

Acompanhe o Cine Mercúrio pelo Twitter e pelo Orkut.

Programação:

Curtas Sociais (Animações francesas)

(França, 2008; 71 min.) – Para todas as idades

Sinopse: Doze curtas de animação franceses envolvendo temas como a ecologia, a guerra, a liberdade e a justiça. Alguns dos títulos: “Os Ouvidos não Têm Pálpebras” (8 min.); “A Fábrica” (3 min.); “O Príncipe Pequeno Demais” (7 min); “Pássaros Brancos, Pássaros Pretos” (4 min.).

Domingo, 03/10, às 18h30

Local: Casa de Chica da Silva

Entre Cães e Lobos (Animações francesas)

(França, 2008; 67 min.) – Para todas as idades

Sinopse: Também integrante da coleção Decididamente Animados, o programa traz nove curtas-metragens com bichos animados, entre eles: “O Lobo Branco” (8 min.); “O Último Grito” (8 min.); “Maravilhosamente Cinza” (6 min.); “Dias de Cão” (16 min.); “Nascido para Viver” (7min.).

Domingo, 10/10, às 18h30

Local: Casa de Chica da Silva

Luzes da Cidade

(Estados Unidos, 1931; 87 min.) / Direção: Charles Chaplin – Para todas as idades

City Lights, 1931, 87 min., Charles Chaplin, Estados Unidos

Sinopse: A paixão de um vagabundo por uma pobre florista cega, que acredita que ele é um milionário, o motiva a tentar conseguir o dinheiro necessário da cirurgia para restaurar sua visão.

Quarta, 13/10, às 19h30

Local: Instituto Casa da Glória da UFMG

Brincadeiras de Criança (Animações francesas)

(França, 2008; 87 min.) – Para todas as idades

Sinopse: Brincadeiras sobre temas infantis e universais em quatorze curtas de animação: Alguns dos títulos: “A Dança da Chuva” (8 min.); “A Harmonia Cósmica” (6 min.); “Vampz” (4 min.); “Entre Duas Migalhas” (5 min.); “O Rabo do Ratinho” (4 min.).

Domingo, 17/10, às 18h30

Local: Casa de Chica da Silva

Vida de Cachorro

(Estados Unidos, 1918; 33 min.) / Direção: Charles Chaplin – Para todas as idades

Sinopse: O vagabundo Carlitos salva a vida do cachorro Scraps, que está sendo atacado por outros cães. Com Scraps escondido dentro de suas calças, o vagabundo vai parar em um salão de baile, onde presencia uma cantora ser explorada pelo patrão.

Quarta, 20/10, às 19h30

Local: Instituto Casa da Glória da UFMG

O Garoto

(Estados Unidos, 1921; 68 min.) / Direção: Charles Chaplin – Para todas as idades

Sinopse: Abandonado pela mãe solteira em um luxuoso carro, um recém-nascido acaba indo parar no fundo de uma ruela, onde é encontrado por um vagabundo. A partir daí, Carlitos e o garoto vivem inúmeras peripécias em busca de sustento.

Domingo, 24/10, às 18h30

Local: Casa de Chica da Silva

O Circo

(Estados Unidos, 1928; 71 min.) / Direção: Charles Chaplin – Para todas as idades

Sinopse: Novamente em apuros, falido e esfomeado, Carlitos é confundido com um ladrão de carteiras e perseguido por um policial para dentro de um circo: a plateia imagina que é apenas mais uma das atrações do espetáculo.

Quarta, 27/10, às 19h30

Local: Instituto Casa da Glória da UFMG

Do Curta ao Longa (Animações francesas)

(França, 2008; 64 min.) – Indicação etária: 12 anos

Sinopse: Uma reunião de curtas realizados por grandes nomes da animação francesa de ontem e de hoje, entre eles: “O Ladrão de Para-raios” (10 min.); “Um Coração para Emergências” (9 min.); “Os Três Inventores” (13 min.); “O Pequeno Circo de Todas as Cores” (7 min.).

Domingo, 31/10, às 18h30

Local: Casa de Chica da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário