quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Movimento “A UFVJM é Nossa!" divulga carta aberta

Carta Aberta

Prezadas  Senhoras

Prezados Senhores

Nós, sociedade civil e política do Vale do Jequitinhonha, atenta à condução dos destinos de nossa  universidade , particularmente às iniciativas da Reitoria 2010-2012, vimos lhes apresentar nossas  ponderaçoes quanto à proposta plebiscitária em pauta na UFVJM,a qual emerge num momento que nos parece pouco oportuno,em razão do recente conflito existente entre atual Reitoria e Povo Jequitinhonhense.

Nesse processo de avaliação ponderamos,com a racionalidade que o tema sugere, questões que merecem reflexão de todos os envolvidos.Algumas dessas posições já se encontram postas no interior da própria universidade,a saber:

1.Uma das correntes internas desta Universidade, apropriadamente, indaga em seu texto publicitário: "Por acaso,outras universidades que se expandiram mudaram de nome?Por ex: UFSJ,UFV,UFMG ? "  e  dirigindo-se ao cerne da problema questiona o ser  mesmo -  a essência-  da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri :   "Os Vales do Jequitinhonha e Mucuri nao foram a justificativa para a criação da Universidade ? E o nosso papel social com a região? ". Aqui, com os créditos devidos,fazemos coro à corrente já mencionada quando ressaltamos a imensa função  social de uma universidade sediada  em regiões marcadas pelos problemas como os que  caracterizam os dois Vales.

2 O  plebiscito proposto pelo Reitor Prof. Dr. Pedro Ângelo A Abreu ,a ocorrer segundo o revelado emtexto veiculado pelo blog www.ufguimaraesrosa.wordpress e na modalidade ali expressa,já apresenta problemas desde sua concepcao,cujas orientações  contrariam a prática desse instrumento a começar pela proposta em si : ao invés de se circunscrever a um único tema,a proposta de  plebiscito que ora nos ocupa amplia as escolhas  quando propõe que ali se decida acerca de  3 temas, se considerados ou o antropormorfismo ou o georreferenciamento.Assim:   a) necessidade de um  plebiscito ou  nao ;b )substituição do nome UFVJM por  nome de um político; c ) substituição do nome UFVJM por nome de um intelectual. Não há a possibilidade de se escolher  o nome atual,isto é,Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri-UFVJM .
Sob o nosso juizo,os nomes dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri em nossa Universidade nao tem causado qualquer impasse e, por isso mesmo,cremos que a proposta plebiscitária é totalmente dispensável.Mais serviria ao Brasil se o tempo precioso dos servidores,já tao atarefado em tempos de produtivismo acadêmico não fosse diluído em  plebiscito tão desnecessário quanto prejudicial às relações  sociais que devem, necessariamente, existir entre qualquer universidade e sua  populaçao circundante.
Ademais,importa lembrar que se trata de  modalidade plebiscitária inédita no Brasil,vez que o seu primeiro propósito é tao somente a  incorporaçao de antropomorfismos inexistentes nas  Universidades do Estado Brasileiro e a extraçao do georreferenciamento que hoje a qualifica ,aliás, dentro do critério adotado pela União  desde a Universidade do Brasil,hoje,Universidade Federal do Rio de Janeiro.

3 :Chamam atenção a   extemporaneidade e a questionável teleologia subjacente à  proposta plebiscitária ora em debate .

Face ao exposto,cremos que a proposta plebiscitária consegue ser, paradoxalmente e a um só tempo,despropositada, caótica e prejudicial aos Vales do Jequitinhonha/Mucuri , regiões que fundamentam a  criação da UFVJM  e sobre a qual paira a ameaça de extinção .Outro nome ? Tudo começará do ponto zero.Em seus 6 anos ,nada foi fácil.V.Sas  bem o sabem.

Por outro lado,perguntamos sobre a legalidade e real necessidade de mudar o  nome de uma universidade cuja criação requereu, além de uma longa e árdua luta , a redação de projeto de lei submetido e aprovado pelo Congresso Nacional.Em face deste detalhe de total importância ,qual seria a resolutividade de um plebiscito que fere  o direito administrativo e o princípio de Estado?

De todo modo,os Vales votam NAO.E vem até V.Sa solicitar apoio esperando receber  tanto sua compreensão quanto  adesão à luta  dos  Jequitinhonhenses e do Mucuri ,quando pedimos que nos representem neste processo optando pelo NÃO.

Que se juntem todos os que  anseiam que os  Vales do Jequitinhonha/Mucuri  superem suas mazelas alimentadas pela lassidão de um Estado omisso .Juntos ,podemos lutar para reduzir  nossas  dificuldades e alcançar os avanços sociais de que nosso povo tanto reclama e necessita.

Como se sabe,ao nos faltar a educação superior pública e de qualidade as chances de desenvolvimento social se esvaem por nossas mãos.O que pretendemos é que  Estado Brasileiro , que pouco contribuiu para o desenvolvimento social dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri ,não venha agora lhes retirar a única iniciativa governamental significativa em mais de 200 anos.

Diga  sim ao resgate da divida social do Estado Brasileiro para com os povos do Vale  NÃO ao plebiscito do Sr. Reitor Prof Dr. Pedro Ângelo.

Os ventos dos Vales ecoam um só  brado no Jequitinhonha e Mucuri : NÃO AO PLEBISCITO !
Na expectativa de sua compreensao para com a nossa luta e de sua ciência quanto à razão que nos move,somos-lhes agradecidas.


Maria do Rosário Sampaio

P/Movimento  " A UFVJM é Nossa!"
P/ Grupo de Mulheres Mobilizadas pela Educacao Superior em Capelinha -Alto Jequitinhonha


Maria do Carmo Soares

Associação de Mulheres de Capelinha

Maria de Jesus

Associação de Mulheres de Chapadinha de regiao

Maria Soares Pereira

Associação Rural de Santo Antonio do  Fanado

Elza Aparecida Sampaio

Associação Rural de São Bento Cisqueiro

Vicência Luiz Magalhães

Associação de Artesas de Capelinha

Movimento Muda Capelinha 

Maria Marta Sampaio

Pedro Soares

Conselho Comunitário do Cisqueiro

Sindicato Servidores Municipais

Vicente Cordeiro

Sindicato Trabalhadores em  Industrias Extrativas Capelinha e regiao

Terezino Cordeiro de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário