sábado, 5 de novembro de 2011

Cine Mercúrio exibe o ciclo de filmes “Panorama Urbano”

Fonte: Blog  Cine Mercúrio

O projeto de Extensão Cine Mercúrio, coordenado pela Prof.ª Juliana Leal da Faculdade Interdisciplinar em Humanidades (FIH/UFVJM), apresenta, nos dias 09, 16, 23 e 30 de novembro, o ciclo de filmes “Panorama Urbano” composto por produções que privilegiam aspectos essenciais para a compreensão da vida no espaço urbano brasileiro. Filmes que discutem as relações sociais, as angústias coletivas e individuais mediadas pela efervescência cultural e política, pela insegurança e pela diversidade de estímulos que permeiam o dia a dia nas cidades brasileiras.

As sessões, gratuitas e abertas ao público, acontecem sempre às quartas-feiras, no horário das 19h, no Cine Teatro Santa Izabel (Praça Dom Joaquim nº 166, Centro).

image

PROGRAMAÇÃO:

Dia 09/11:

Edifício Master

(Brasil, 2002; 110min.) / Direção: Eduardo Coutinho

Indicação etária: livre

Sinopse: Um edifício em Copacabana, 25 moradores, gente aparentemente muito comum. Mas a câmera de Eduardo Coutinho vai encontrar ali dramas familiares, solidão, pequenas fantasias compensatórias, vaidades mínimas e convivência precária. Entre os moradores estão verdadeiros protagonistas de uma dramaturgia da vida real.

Dia 16/11:

A origem dos bebês segundo Kiki Cavalcanti

(Brasil, 1996; 17 min.) / Direção: Anna Muylaert

Indicação etária: 12 anos

Sinopse: Comédia de costumes sobre as confusões que as crianças fazem a respeito da vida sexual dos adultos.

Durval Discos

(Brasil, 2002; 96 min.) / Direção: Anna Muylaert

Indicação etária: 12 anos

Sinopse: Solteirão, com jeitão de hippie, tem uma loja de discos e ainda mora com a mãe. Com a chegada do CD, recusa-se a vendê-los, mantendo-se fiel ao vinil. O inesperado aparecimento de uma menina mudará para sempre as vidas de Durval e de sua mãe.

Dia 23/11:

Solidões Urbanas

(Brasil; 92 min.) / Direção: Vários

Indicação etária: 16 anos

Sinopse: Nestes seis curtas-metragens “A voz da felicidade”, “Ângelo anda sumido”, “Animadores”, “Invisíveis prazeres cotidianos”, “Seu pai já disse que isso não é brinquedo”, “Sistema interno” somos apresentados a personagens, reais ou fictícios, que nos mostram um pouco da afirmação que diz: “A cidade separa mais do que une”. São personagens solitárias, conformadas ou não em terem que conviver com a terrível dificuldade do encontro humano por entre as estruturas de concreto.  Conscientes ou não do abismo que as separa do próximo.

Dia 30/11:

Cronicamente inviável

(Brasil, 2000; 102 min.) / Direção: Sergio Bianchi

Indicação etária: 18 anos

Sinopse: Um escritor percorre diversas regiões do país e vivencia a crueldade e a hipocrisia das relações sociais, econômicas e sexuais no Brasil contemporâneo.

Divina previdência

(Brasil, 1983; 9 min.) / Direção: Sergio Bianchi

Indicação etária: 18 anos

Sinopse: Mostra alguns problemas sociais ao retratar um mendigo ferido às voltas com o sistema público de saúde e a previdência social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário