quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Diamantina realiza o 2º Encontro de Cultura das Comunidades Afro Descendentes

Diamantina, 21 de Novembro de 2012 – Será realizado em Inhaí, distrito de Diamantina/MG, entre os dias 23 a 25 de novembro, o 2º Encontro de Cultura das Comunidades Afro Descendentes, com o tema “sou comunidade tradicional”.

cartaz (2)O encontro irá discutir a importância das políticas públicas para o segmento das comunidades quilombolas, para que os membros dessas comunidades possam ampliar sua compreensão sobre essas políticas, afirmarem-se cada vez mais como comunidade tradicional e estreitem laços culturais.

Participarão do encontro membros das comunidades de Quartel do Indaiá, São João da Chapada, Mata dos Crioulos e Vargem do Inhaí, que no ano de 2011 também estiveram presentes no 1º Encontro realizado em São João da Chapada, distrito de Diamantina.

Segundo a Secretária de Cultura Turismo e Patrimônio de Diamantina, Márcia Betânia, o 1º Encontro apresentou como resultados a publicização perante órgãos municipais, estaduais, federais sobre a situação sócio-econômica, cultural e dos conflitos vivenciados pelas comunidades.

Sobre o 2º Encontro, a Secretária Márcia destaca que ele buscará avançar na organização política das comunidades na conquista pelos seus direitos.

Já confirmaram presença no 2º Encontro, representantes de entidades governamentais e não-governamentais que atuam na promoção da igualdade racial como o Centro de Documentação Eloy Ferreira da Silva (CEDEFES), a Federação das Comunidades Quilombolas do Estado de Minas Gerais (N´Golo), o Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial – (CONEPIR), a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (SEDESE).

Paralelamente ao encontro acontecerão mostras de filmes e documentários tematizados na cultura negra, apresentações culturais, e oficinas de hip hop, dança afro, estética africana, capoeira, memória oral, representação do negro na cultura escolar (para professores da rede escolar) e gincanas.

O 2º Encontro de Cultura das Comunidades Afro Descendentes é uma realização da Secretaria de Cultura, Turismo e Patrimônio de Diamantina, da Associação Grande Vitória de São João da Chapada e do Instituto Bateia. Conta com a parceria da Associação dos Agricultores Familiares de Algodoeiro, Bica D‘água, Covão e Região; da Associação dos Agricultores Familiares do Quilombo de Vargem do Inhaí; da Associação Boa Esperança de Quartel do Indaiá e Região. Tem ainda o apoio da Prefeitura de Diamantina; da UFVJM – PROADm e PROEX; do Núcleo de Agroecologia e Campesinato; da Escola Estadual João Cesar de Oliveira; do Fundo Municipal de Políticas Culturais e do Conselho Municipal de Cultura de Diamantina.

PROGRAMAÇÃO DO 2º ENCONTRO DE CULTURA DAS COMUNIDADES AFRO DESCENDENTE:

”SOU COMUNIDADE TRADICIONAL“

Dia 23/11 (sexta-feira)

19:30 hs – Abertura do Encontro

20:00 hs – Palestra: A Importância da criação de Políticas Públicas para o segmento das comunidades quilombolas e tradicionais

Palestrante: Maria do Carmo Silva (Ex-servidora da SEPPIR)

21:30 hs – Apresentação Cultural: Folia de Reis e do Chula de Inhaí

Dia 24/11 (sábado)

08:00 hs – Processo de Construção do Conselho Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial:

· Apresentação, discussão e aprovação da lei de criação do COMPIR

· Eleição dos representantes

11:00 hs – Palestra: A organização das comunidades quilombolas de Minas Gerais e seus principais avanços

Palestrante: Agda Marina (CEDEFES)

12:00 hs – Intervalo

14:00 hs – Mesa Redonda: Políticas Públicas em Minas Gerais para as comunidades quilombolas - avanços, desafios e perspectivas

Debatedores: Ronaldo Pereira (CONEPIR); Diego Valadares (SEDESE); Cléver Machado

(SEDESE); Ana Carolina Gusmão (SEDESE); Jésus Rosário (N’Golo).

16:00 hs – Intervalo

16:30 hs – Mesa Redonda: Contextualização histórica, ambiental, política e social das comunidades de Quartel de Indaiá, Mata dos Crioulos e Vargem do Inhaí

Debatedores: Prof. Claudenir Fávero (UFVJM); Prof.ª Nadja Murta (UFVJM); Márcia Betânia Oliveira Horta (SECTUR); Ronilda, Flávio e Normandes (lideranças das comunidades)

17:30 hs – Grupo de Trabalho: Formulação do Plano de atuação do COMPIR

Coordenação: Associações comunitárias e Instituto Bateia

18:30 hs – Encerramento dos Trabalhos

20:30 hs – Noite Cultural: Apresentação da Folia de Reis e Grupo de Chula de Quartel do Indaiá; do Grupo de Dança Afro Bantus do Baú; do Grupo Sintonia Hap Total; e Show com Saldanha Rolim

Dia 25/11 (domingo)

08:00 hs – Grupos de Trabalho: Formulação do Plano de atuação do COMPIR

Coordenação: Associações comunitárias e Instituto Bateia

09:30 hs – Palestra Saberes e Fazeres: Uso de plantas medicinais na região de Inhaí

Palestrantes: Representantes da Associação de Vargem do Inhaí

10:30 hs – Mostra Cultural: Apresentação dos resultados das oficinas de hip hop, dança afro, estética africana, capoeira; Apresentação do Terreiro de Candomblé - Mamãe Oxum

12:00 hs – Almoço

14:00 hs – Partida das comunidades.

Serviço

2º Encontro de Cultura das Comunidades Afro Descendentes

Data: 23 a 25 de novembro

Créditos das Imagens: Prefeitura De Diamantina/ SECTUR

Centro de Atendimento ao Turista: Praça JK, 25, Centro - (38) 3531-8060

Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Patrimônio: Praça Antônio Eulálio, 53, Centro - (38) 3531-9532 turismo@diamantina.mg.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário