terça-feira, 6 de novembro de 2012

Sétima edição do Visões do Vale focaliza ocupação e trabalho no Jequitinhonha

Fonte: UFMG

Conferências, mesas-redondas, lançamento de livros, inauguração de sites e apresentação de 10 trabalhos de pesquisa e extensão por pesquisadores da UFMG, da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Unimontes e PUC-MG compõem a programação da sétima edição do seminário Visões do Vale, que será realizada nos dias 8 e 9 de novembro, no auditório 1 do prédio da Face, no campus Pampulha.

Promovido pela Pró-reitoria de Extensão, o Visões do Vale terá como tema ocupação e trabalho. “O objetivo é propor discussões temáticas que abordem as características, problemas e potencialidades do Vale, além de aproximar a comunidade acadêmica, agentes governamentais, lideranças e pessoas da região", resume a pró-reitora adjunta de Extensão da UFMG, Maria das Dores Pimentel Nogueira.

O tema central será abordado na palestra de abertura pela Maria Aparecida Moraes e Silva, do Programa de Pós-graduação em Sociologia da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar).

Com larga experiência em Sociologia Rural, atuando principalmente com expropriação camponesa, exploração do trabalho, relações de gênero e agricultura, a pesquisadora vai apresentar suas análises sobre a migração dos trabalhadores do Vale do Jequitinhonha, sobretudo para o corte de cana em Ribeirão Preto, fluxo iniciado há mais de 60 anos, e que ela define como "temporário permanente".

"Nessa região, as usinas surgiram nos finais dos anos 1950, desde então com presença maciça dos trabalhadores do Vale, fenômeno que persiste até hoje. Meu foco será a migração permanentemente temporária, na qual a maioria dos trabalhadores vai para o corte de cana ou para outras atividades agrícolas, permanecem lá de abril a dezembro, depois retornam para casa e ficam por um período muito curto, até voltarem para a safra seguinte”, explica Aparecida Moraes.

As inscrições, gratuitas, podem ser feitas até o dia de início do evento pelo email visoesdovale@proex.ufmg.br. Outras informações pelo telefone (31) 3409-4067. A íntegra da programação pode ser conferida aqui.

Leia mais na edição sobre o seminário na edição desta semana do Boletim da UFMG.

Nenhum comentário:

Postar um comentário