sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Série de DVDs divulga saberes de mestres de ofício do Jequitinhonha

Fonte: UFMG

Mestre%20Zefa.JPGColetânea de DVDs dedicada aos mestres de ofício do Vale do Jequitinhonha será lançada no dia 31 de janeiro, em Araçuaí (MG). A iniciativa integra o projeto Saberes Plurais em Conexão, desenvolvido no âmbito da Pró-reitoria de Extensão da UFMG. O objetivo é ampliar os espaços de produção, difusão e compartilhamento de dispositivos multimodais dedicados ao imaginário, à memória e às oralidades populares, com o propósito de ampliar a memória social brasileira, a partir das histórias de vida e da perspectiva dos cidadãos comuns.

A série Saberes Plurais é organizada a partir da elaboração de DVDs e livretos, que narram a história de diferentes mestres de ofício da região do Vale do Jequitinhonha. Nos próximos meses, será inaugurado o museu virtual Saberes Plurais (www.ufmg.br/saberesplurais), espaço online de divulgação e articulação da experiência. Além disso, será incluída na programação da TV UFMG uma série de pílulas audiovisuais dedicadas aos mestres contemplados na série. O volume 1 da série é dedicado à obra de Josefa Alves dos Reis (Mestra Zefa), expressiva escultora sergipana, que vive em Araçuaí, Minas Gerais.

O projeto é fruto de parceira entre a Coordenadoria de Políticas de Inclusão Informacional (CPInfo), a Diretoria de Ação Cultural (DAC) e o Programa Polo Jequitinhonha. E tem apoio do MEC, por meio do edital ProExt, programa de extensão universitária que apoia as instituições públicas de ensino superior no desenvolvimento de programas ou projetos de extensão que contribuam para a implementação de políticas públicas.

O evento de lançamento será no dia 31 de janeiro, a partir das 20h30, no Centro Cultural Luz da Lua (rua Dom Serafim, 426, Araçuaí, telefone[33] 3731-4662)

Um comentário: