domingo, 23 de março de 2014

Lixo nosso de cada dia

Muitas pessoas estão reclamando da coleta de lixo em Diamantina. Algumas destas reclamações procedem, pois em alguns locais temos visto o acúmulo de lixo pela cidade. Cabe ao cidadão cobrar por bons serviços públicos diante da alta carga tributária que sofremos. Porém, o cidadão diamantinense precisa também colaborar: por exemplo, colocar o lixo nos dias, horários e locais corretos. Precisamos também assimilar o hábito de separar o lixo orgânico e adotar outras práticas sustentáveis, mesmo que a coleta seletiva de lixo ainda não seja uma realidade plena em nossa cidade.

Vejamos o exemplo de um fato grave que presenciamos. Andando pela rua encontramos um gari da prefeitura que apresentava um ar de preocupação. Segundo ele, ao pegar uma sacola colocada na lixeira por um morador, sentiu uma dor na perna. Para seu espanto, sua perna foi espetada por uma agulha usada por um estranho. Ao abrir a sacola encontrou um grande número de seringas usadas e caixas de remédio (fotos). Um descuido muito grande, colocar lixo hospitalar em uma sacola plástica de supermercado. Um exemplo da falta de conscientização, da ausência de cidadania e de falta de consideração com o próximo, especialmente com o gari que tem a importante função de manter a cidade limpa.

IMG_20140321_105337

IMG_20140321_105435

Não adianta ficar só cobrando das autoridades, precisamos também fazer nossa parte. No cotidiano vemos vários exemplos desse descuido. Basta andar por aí para encontrar motoristas que não respeita o pedestre que atravessa na faixa; o “espertinho” que fura a fila; aquele que estaciona seu carro em fila dupla na porta da escola ou em local proibido; o outro que fica conversando pelo celular durante o espetáculo de teatro, o lixo jogado pela janela do carro e outras atitudes que deterioram o convívio social e a gentileza urbana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário