sábado, 29 de março de 2014

UFVJM: projeto de campus em Araçuaí, Capelinha e Almenara recebe sinal verde do MEC

Fonte: Blog do Banu (clique aqui)

Articulado pelo deputado federal Reginaldo Lopes e liderado pelo Movimento "A UFVJM é nossa", o projeto de expansão da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) para as cidades de Araçuaí, Almenara e Capelinha está mais próximo de se tornar realidade.

O secretário executivo do Ministério da Educação (MEC), Luiz Claudio Costa, solicitou que o reitor da Universidade, Pedro Ângelo, encaminhe o plano pedagógico e administrativo, contendo informações sobre os cursos, professores e técnicos necessários e também sobre os terrenos onde os campi deverão ser instalados. “A interiorização da UFVJM, contemplando o Baixo, Médio e Alto Jequitinhonha é um caminho sem volta”, declarou Lopes.

O pedido do MEC foi feito no último dia 19.03.14, em reunião promovida por Reginaldo Lopes em Brasília e que contou com a participação do Secretário Executivo, do reitor da UFVJM, Pedro Ângelo, do prefeito e vice de Araçuaí , Armando Paixão e Rita Capdeville, respectivamente, da prefeita de Almenara, Fabiany Ferraz e do prefeito de Capelinha, José Antônio Alves de Souza, o Zezinho da Vitalina.

O parlamentar lembrou que a articulação para expansão da UFVJM iniciou em 2011, a partir da segunda etapa da Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), que contemplou a abertura de novas vagas nas instituições federais, além da criação de novas universidades e novos campi. Em 16 de março de 2012, o Conselho Universitário aprovou o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Universidade, que prevê a instalação de campus em Capelinha, Araçuaí e Almenara. Já no ano passado, foi a vez de definir os terrenos, áreas do conhecimento e cursos que serão ofertados em cada cidade. E agora foi apresentado o plano pedagógico, recebido com elogios pelo MEC.

O secretário executivo do Ministério ressaltou que a data certa para o início da implantação dependerá da aprovação, no Congresso, de um projeto de lei que garante mais professores e técnicos administrativos para as instituições federais de ensino superior. A criação dos campi está prevista dentro da terceira expansão da rede federal de ensino que será realizada pelo Governo Federal entre os anos de 2015 e 2018.

“Isso é compromisso de alma e de irmão, enquanto eu tiver representação na vida pública vou trabalhar para que o Vale do Jequitinhonha receba três unidades da UFVJM para fazer jus às distâncias da região e a sua diversidade”, afirmou Lopes.

As Câmaras Municipais já receberam o projeto de doação dos terrenos à UFVJM e aprovam por unanimidade o projeto de lei enviado pelos Executivos de Almenara, Araçuaí e Capelinha.

O dever de casa das três cidades já foi feito e com muito entusiasmo. Foram realizadas audiências públicas em 2013 com a escolha de cursos em cada campus. Capelinha optou pelas Ciências Sociais Aplicadas (Economia, Administração, Contabilidade, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Sociais). Araçuaí escolheu a área de engenharia ( Engenharia Hídrica, Ambiental, Geologia, Mineração). Almenara optou pelas Ciências Agrárias (Zootecnia, Agronomia, Veterinária, Florestal e outras).

O MEC fará estudos técnicos para apontar as viabilidades de tais cursos. Alguns podem confirmar a consulta pública, outros cursos podem ser indicados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário