segunda-feira, 16 de março de 2015

“Diálogos oceânicos” levam 3º fHIT a Portugal

Com o sucesso dos anos anteriores, o Festival de História de Diamantina amplia os seus horizontes e em 2015 terá duas edições complementares sobre o tema “Diálogos Oceânicos”: na cidade de Braga, ao Norte de Portugal, de 20 a 23 de maio próximo; e em Diamantina, no período de 8 a 11 de outubro.  A extensa programação inclui  mesas de debates e reflexões, oficinas de História, mostras de cinema, lançamentos de livros com prosa e apresentações artísticas sobre as diásporas, identidades e diversidades dos povos de língua portuguesa. 

O coordenador do fHist, jornalista Américo Antunes, explica que Braga, na Província do Minho, foi escolhida por ser um dos principais polos de irradiação da cultura portuguesa desde a era dos descobrimentos, particularmente para o Brasil. “Não foram poucos os bracarenses que se aventuraram aqui no apogeu do ciclo do ouro e dos diamantes. A pintura ilusionista do forro da Igreja Nossa Senhora do Carmo, em Diamantina, foi feita por um bracarense, o Mestre Araújo, o casario barroco e as festas religiosas têm forte inspiração em Braga.  Ao lado isso, a boa receptividade ao Projeto pela Câmara Municipal e Universidade do Minho consolidou a idéia de que Braga seria o destino ideal a ser compartilhado com Diamantina”, afirmou Antunes.

Em Braga, a Conferência Magna no dia 20 de maio, versando sobre “Fazer história: Veias da integração dos países de língua portuguesa”, acontece logo após a Abertura Solene do Festival, no Theatro Circo, que contará com a participação do ex-presidente de Portugal, Mário Soares

MESAS TEMÁTICAS

Serão 13 mesas redondas, definidas em curadoria compartilhada de brasileiros e portugueses. O professor britânico Kenneth Maxwell, estudioso do Brasil e de Portugal, com trabalhos sobre o terremoto de 1755 e a reconstrução de Lisboa por Pombal, participará da mesa “Paralelos Biográficos – Marques de Pombal e Chica da Silva”, com o pesquisador da Universidade de Lisboa, professor Nuno Gonçalo Monteiro; e a historiadora e escritora mineira Junia Furtado, da UFMG.

São ainda, entre outros,temas de debate nas mesas:

“Da Escravidão ao Racismo”;

“Tempos de Rupturas: a Revolução dos Cravos e o Ocaso da Ditadura Brasileira”; “Barrocas Matrizes: Identidades Urbanas, Arquitetura, Artes e Legados”;

“Universos Literários: a História pelas Lentes dos Historiadores e dos Jornalistas”; “Sons e Imagens: Narrativas Históricas em Tempo de Mídias Móveis;

“Conexões Oceânicas: Vez e Vozes das Culturas de Periferia”.

O Fhist ocorrerá paralelamente à “Braga Romana”, uma das mais tradicionais festas da cidade e incluirá em sua programação cultural, no dia 22, o Cortejo Braga Romana, quando os bracarenses revivem as suas origens de mais de 2 mil anos na “Bracara Augusta”.  Já no dia 21, haverá apresentação musical e poética brasileira.

Inscrições: As inscrições para a edição de Braga estão abertas a partir de 20 de março e poderão ser feitas exclusivamente pelo site oficial: www.festivaldehistoria.com.br.  Os preços serão de 40 euros (inteira) e 20 euros (meia), dando direito à participação na Conferência Magna e mesas redondas. As demais atividades do Festival são gratuitas,  com participação limitada à capacidade dos espaços.

As inscrições para a etapa de Diamantina serão abertas no segundo semestre.

Contatos:

www.festivaldehistoria.com.br

strategia@terrazul.org.br – (31) 25261160

Assessoria de Imprensa – Cândida Canêdo – (31) 9133 9751,

Nenhum comentário:

Postar um comentário