segunda-feira, 13 de abril de 2015

Singularidades

Antenor José Figueiró  -  antenor.figueiro@ig.com.br

Intolerância, vaidade, esperança, rancor, sonhos, arrogância, angústia, fantasias, frustrações, ódio, confiança, serenidade, desilusão, humildade, mágoa, resignação, preconceito, altivez, insolência, revolta. Adjetivos, sinônimos, pronomes que nos proporcionaram grandes evoluções, superação das fases quanto à evolução humana, adquirimos conhecimentos, evoluímos geneticamente, chegamos bem próximos da superação da imagem e semelhança ou talvez já a tenhamos alcançado?!!
Somos compulsivos no gozo quanto ao consumo da vida, somos dependentes de acessórios para modelarmos nossa casca, nossa cara pálida. O excesso no descarte e a aquisição destes acessórios é que nos conduzem pelos corredores da existência, que alimenta nossa covardia de não nos posarmos nus diante do espelho desta caminhada terrestre.
A nossa ignorância emocional é tamanha que a simples ação da perplexidade nos paralisa diante da TV, desvirtua o senso ético e moral do equilíbrio entre o falar e o fazer. Somos impotentes na tarefa de alcançar o orgasmo pela vida.
Não busco a perfeição, apenas fetiches para incorporar a esta mágica e sedutora cidade, algo para que eu seja seduzido, aspirado, violentado ao êxtase prazer de estar nos becos, ladeiras e praças de Diamantina.
Não importa qual o nome será dado, quem será o pai, vamos apagar a fogueira das vaidades, vamos entender que não há um único culpado. Se nossa cidade está sem brilho, sem vida, sem graça todos nós diamantinenses temos nossa parcela de culpa e de omissão, somos coniventes, até mesmo cúmplices pela permanência destes atores e suas atuações.  Cada um de nós tem  aptidões, habilidades e responsabilidades.
Existe crise, existe, mas o que estamos fazendo para mantê-la ou eliminá-la? A cidade é de todos nós, com suas belezas e feiuras, problemas e possibilidades.
Vamos para a rua? Vamos, para espalhar por nossas ladeiras festivais de música, quitandas e bordados, infestar nossos bairros e distritos com escolas de esportes e de musicas com o objetivo de criar e reestruturar bandas de música para que se apresentem em festas e revezem na Vesperata, contaminar nossas escolas com o espírito das fanfarras, incorporar a Troperagem à Feira do Mercado e do Largo Dom João, executar o projeto de Faraildes Miranda em São João da Chapada, Sopa, Guinda, Galheiros, Batatal, Quartéis do Indaiá e Macacos, com a criação de carneiros, que consiste na produção de carne, da lã e manufatura de tapetes Arraiolo, irrigação das áreas banhadas pelas águas do Rio Jequitinhonha (Baixadão, Pedraria, Braúnas, Riacho da Porta e Santana da Divisa), não indicadas ao consumo humano, mas próprias para o cultivo agrícola, a substituição dos caminhões pipa por redes de água, a união, o polimento e exposição de vozes mudas (Corais) em missas gregorianas, dar asas à imaginação através de nossas magníficas bibliotecas, a transformação deste perverso e maléfico modelo de carnaval por oficinas em nossos bairros de fantasias e charangas que absorvam o ano inteiro, destinadas também à confecção de roupas para a Festa do Divino, do Rosário, Marujada, Caboclinhos, Guarda Romana e Pastorinhas, induzirmos os passos de nossos caminhantes para desbravarem nossos túneis do Centro Histórico, incentivar uma sólida e crescente produção agrícola e pecuária, agregar a produção de mel ao mar regional de eucaliptos, contagiar corações inquietos em todo o distrito diamantino para a arte de atuar para fazer pulsar nosso teatro Santa Izabel.
Desperta Diamantina! O famigerado saudosismo que você evita e abomina, o Rio de Janeiro, cidade maravilhosa com todos os seus encantos e trejeitos fará realizar no dia 12 de abril um julgamento simbólico a fim de dar perdão ao mártir Tiradentes, assim como na Serra do Mar no município de Piraquara, Paraná um túnel desativado da Estrada de Ferro com toda a originalidade (até mesmo o Picumã no teto) do século XIX, passou a ser um local de visitação por abrigar uma adega adaptada ao envelhecimento de vinho espumante.
O que te faltas Diamantina é a magia da alma e a essência nos corações de seu povo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário