terça-feira, 14 de abril de 2015

UFVJM participa das discussões sobre mudança climática

Mesa-redonda e exposição, com participações internacionais, abordam assunto de relevância mundial

Convite Exposição

A Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), em parceria com a Embaixada da França no Brasil e apoio da Caravana do Clima, realizará mesa-redonda e exposição sobre o tema “Mudança Climática”, nos próximos dias 16 e 17 de abril.

O objetivo é envolver as comunidades acadêmica e de Diamantina nessa discussão mundial, como um alerta para sensibilização, conscientização e elaboração de propostas e ações concretas.

A realização do evento está em sintonia com o trabalho ambiental desenvolvido pela UFVJM nas regiões em que está inserida, como as ações de reciclagem e compostagem do lixo, preservação das nascentes e do meio ambiente.

Mesa-redonda

O auditório da Reitoria, no Campus JK, receberá a mesa-redonda “Mudança Climática”, a partir das 15h30, com a seguinte programação:

* O Plano de Mudança Climática de Minas Gerais - Alexandre Florentin, Consultor Ambiental (França)

* Aspectos principais do Plano e participação das universidades nas ações propostas - Felipe Santos de Miranda Nunes, Gerente de Energia e Mudanças Climáticas (Governo de Minas)

* Emissão de CO2 por máquinas que utilizam combustíveis convencionais - Alan Kèromne (ISAT / Universidade de Borgonha - França)

* Atividades da UFVJM em torno de preservação ambiental - Professor Carlos Victor, Assessor de Meio Ambiente (UFVJM)

* Licenciamento ambiental e questões relativas à água em Minas Gerais - Eliana Piedade Alves Machado, Superintendente da Supram Jequitinhonha-Diamantina (Governo de Minas)

* Parques estaduais e o papel das unidades de conservação na preservação da flora de Minas Gerais - Sílvio Henrique Cruz Vilhena, Diretor do IEF em Diamantina (Governo de Minas)

Exposição

A Embaixada da França no Brasil traz para Diamantina a exposição “Rios, Climas e Homens”, com painéis sobre o tema “Mudança Climática”, que permitem o envolvimento de crianças, escolas, municípios, administradores e empresários locais na questão climática. A exposição permanecerá aberta à visitação até 12 de junho, com agendamento prévio pelo telefone (38) 3532-6002.

SERVIÇO:

Mesa-redonda “Mudança Climática”

16 de abril de 2015 - 15h30 - Auditório da Reitoria (Campus JK)

Abertura da Exposição “Rios, Climas e Homens”

17 de abril de 2015 - 10 horas - Espaço Cultural JK (Campus I)

ORGANIZAÇÃO:

Diretoria de Relações Internacionais (DRI) e Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) da UFVJM, Embaixada da França no Brasil e Caravana do Clima

INFORMAÇÕES: Diretoria de Comunicação Social da UFVJM - (38) 3532-1276

Nenhum comentário:

Postar um comentário