terça-feira, 29 de setembro de 2015

História de sucesso: a nutricionista que virou empreendedora


Pequena empresa de Diamantina torna-se referência em comércio de produtos especiais para nutrição

A empreendedora Hellen Cristina de Almeida é nutricionista e mestre em Ensino em Saúde pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, em Diamantina, Minas Gerais. Até novembro de 2013, ela atuava na área clínica, junto com o marido, médico endocrinologista. A partir daquele ano, tornou-se empreendedora, ao criar o Empório Bem Viver.

A empresa é especializada no comércio de produtos para fins especiais: diets, lights, alimentos integrais, sem lactose, sem glúten, produtos que auxiliam no controle de peso, colesterol, diabetes e hipertensão, além dos usados por atletas. “A ideia surgiu da dificuldade que tínhamos de encontrar os produtos que nossos pacientes necessitavam para sua reeducação alimentar. O projeto foi amadurecido por três anos, até inaugurarmos o empório. Começamos como MEI (microempreendedor individual) e, em poucos meses, nos tornamos uma microempresa (ME)”, conta.

Ao instalar o negócio na histórica Diamantina (50 mil habitantes, a 290 quilômetros da capital mineira), a empreendedora tornou-se referência, numa cidade que também é conhecida pelo atendimento em saúde para aproximadamente 500.000 habitantes do Vale do Jequitinhonha. O público da empresa é bem variado: “atendemos muitas pessoas idosas, que buscam produtos sem adição de açúcar, mas a maior parte da nossa clientelaé formada por mulheres com idade entre 20 e 50 anos, das classes A, B e C”, informa.

Como na maioria das empresas nascentes, Hellen enfrentou dificuldades antes do Empório Bem Viver engrenar. “Tínhamos a gana de empreender, o conhecimento técnico dos produtos com os quais trabalhamos, mas pouco conhecimento sobre gestão de negócios, o que nos causava problemas como perdas de estoque”, diz Hellen. “A partir dos cursos realizados no Sebrae, passamos a agir de forma orientada, reduzimos custos de manutenção do estoque e aumentamos o lucro com precificação e fluxo de caixa corretos”, diz.

Com a orientação do Sebrae, a empreendedora decidiu mudar a sede da empresa, reformular o espaço físico e melhorar o ponto. Deu certo: “Apesar da grande crise financeira e política que o país atravessa, estamos conseguindo nos manter estáveis, principalmente depois da mudança de endereço”. Nos planos futuros, a nutricionista-comerciante pretende continuar empreendendo e melhorando a estrutura de gestão do negócio, “para que ele se solidifique cada dia mais como referência de alimentação saudável entre os profissionais da saúde e clientes”. E ela segue com uma certeza: “sabemos que o Sebrae é o parceiro certo e estará sempre ao nosso lado nesta caminhada”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário