quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Associação de Catadores de Diamantina pede colaboração da comunidade na reciclagem do lixo local

Fonte: Prefeitura de Diamantina

A Associação dos Catadores de Diamantina, criada recentemente com apoio da prefeitura está atuando com seus associados em um galpão onde é feito todo o trabalho de separação e reciclagem dos matérias coletados. Segundo o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Marcilio Almeida, “o catador é aquele que, historicamente, tira do lixo o seu sustento”. Seja através da prática da coleta seletiva junto a alguns parceiros que doam o seu lixo ou, melhor ainda, seus recicláveis selecionados na fonte; seja procurando recicláveis pelas ruas, sacando os recicláveis do lixo misturado com o que pode e o que não pode ser reaproveitado.

Para o coordenador de limpeza de urbana, Aroldo Mendonça, com esse “trabalho” o serviço de limpeza urbana deixa de recolher inúmeros kilos que seriam coletados e dispostos no aterro controlado. “Na pior das hipóteses é uma economia. É um serviço a população já que esses materiais coletados pelos catadores vão evitar o desgaste da capacidade do aterro controlado do município, além da economia com coleta e disposição final”.

Os associados pedem que a comunidade participe mais do processo, entregando seus materiais recicláveis nos os dias de recebimento e no endereço da associação. A associação funciona na Avenida da Saudade, nº. 540, em frente ao cemitério.

Os dias e horário recebimento: segunda e quarta-feira de 9:00 as 16:00.

Caso o portão esteja fechado, favor insistir em chamar.

Os materiais recicláveis são:

papel (folha chamex, cadernos velhos, jornais, revistas)

papelão ( caixas, embalagens)

plásticos (sacolas, embalagens de alimentos)

garrafas pet

tetra pak ( caixasde leite, todinho, suco)

sucatas ( aluminio, ferro)

Para mais informações entre em contato com a Secretária Municipal de Meio Ambiente, Telefone 3531-9250.

3 comentários:

  1. Seria interessante que a prefeitura colocasse à disposição da associação um veículo de coleta de material reciclável. A coleta seletiva - existente em qualquer cidade de médio porte - poderia ocorrer uma vez por semana pelas principais ruas da cidade. Ou ainda, eleger outros locais destinados ao recolhimento do material reciclável, por exemplo, postos de gasolina, supermercados ou postos avançados em praças públicas.

    ResponderExcluir
  2. Inciativa importante. Precisamos fazer nossa parte e cobrar novos postos de coleta.

    ResponderExcluir
  3. Gostaria que a prefeitura colocasse à disposição nao so um veículo de coleta de material reciclável como cestos para coletas seletivas, para lixos como lampadas fluorescentes e materiais de informática.

    ResponderExcluir