domingo, 12 de agosto de 2012

Capelinha realiza Seminário Técnico sobre campus da UFVJM

Fonte: Blog do Banu

Capelinha, no Alto Jequitinhonha, no nordeste de Minas Gerais, continua na sua caminhada pela instalação de um campus da UFVJM - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri na sua cidade. Será realizado um Seminário Técnico no dia 27 de agosto, segunda-feira, de 14 às 17:30 horas, em local a ser definido.

No evento, participarão representantes de todos os segmentos de Capelinha e de 23 municípios na microrregião que será beneficiada pelo projeto.

Dois temas principais serão debatidos: a área física de construção do campus e os cursos a serem instalados. 

Duas áreas físicas, ambas da empresa Aperan/Acesita, são conjecturadas. Uma é próximo ao Ninho da Águia, Estádio do Independente Futebol Clube. A outra é nas imediações do Anel Rodoviário, próximo à entrada para estrada de Novo Cruzeiro, saída para Turmalina e Minas Novas. Se houver cursos de Ciências Agrárias a área física deve ter entre 80 e 100 hectares. Se os cursos forem de outra área poderá ser de 25 hectares, sendo 20 para as instalações do campus e5 hectares para a construção de moradia estudantil.

Os cursos mais debatidos são os de Direito, Administração, Psicologia, Comunicação Social, Serviço Social, Engenharia Florestal e Engenharia Agronômica, embora não haja ainda uma definição final.

Uma Comissão local, formada por representante de todos os segmentos sociais, vem traçando ações para adiantar o processo  que tem várias etapas. A primeira foi a de aprovação do campus pelo CONSU- Conselho Universitário da UFVJM, em 16 de março, e incluído no PDI – Plano de Desenvolvimento Institucional, para o período de 2012-2016. A próxima é a formatação do projeto que deverá ter um Plano Diretor e a indicação dos cursos para serem apresentados e apreciados pela Secretaria de Educação Superior do MEC – Ministério da Educação. As outras etapas são gestões junto ao governo federal para liberação de recursos que podem chegar a R$ 70 milhões até a conclusão final da estrutura e funcionamento pleno do campus com cerca de 7 cursos.

Por isso, a realização de eventos técnicos como o Seminário proposto é de fundamental importância para alimentar todo o processo e possibilitar a participação da sociedade civil e órgãos da microrregião .

Nesta sexta-feira, de manhã, o Gabinete da Reitoria da UFVJM confirmou a participação do Reitor, professor Pedro Ângelo, e Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Alexandre Christófaro Silva, além do Engenheiro Alessandro de Oliveira Alves, para realizar uma pré-análise das áreas disponíveis para o campus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário