sábado, 13 de outubro de 2012

Quociente eleitoral e partidário para verador de Diamantina

Autor: Wellington Gomes

O “Assessor Especial para Assuntos Aleatórios” do Passadiço Virtual, Wellington Gomes, compartilha conosco mais uma análise interessante dos números finais das Eleições 2012 em Diamantina. Os dados mostram claramente o valor decisivo das coligações e dos candidatos “puxadores de votos” para a eleição dos vereadores. Explica também como que um candidato que obeteve poucos votos é eleito e outro com maior número de votos não é eleito.

Clique aqui veja outra contribuição do Wellington Gomes sobre as Eleições 2012.

Quocientes eleitoral e partidário-2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Quocientes eleitoral e partidário-3

 

 

 

 

 

 

Quocientes eleitoral e partidário-4

 

 

 

 

 

 

Quocientes eleitoral e partidário-5

2 comentários:

  1. Verdadeiro cidadão. Uma expressão que enche os olhos. Todo contingente populacional tem como premissa: atingir as perspectivas que envolvem isso e pensam que é ter seu trabalho digno, sustentar sua família, estar legitima e legalmente de acordo com as leis que regem seu país.

    Entretanto, essa concepção não é tão supérflua quanto se pensa. De quatro em quatro anos vemos tudo isso ser jogado por terra nas várias eleições que presenciamos, à nível municipal, estadual e federal. E esse ano foi a vez do "show" acontecer dentro do município de Diamantina, em todos os bairros.

    E o que mais impressiona é o resultado de toda essa encenação barata que toda a cidade é sujeitada e acaba se entregando como Eva se entrega aos encantos da serpente, no Gênesis. Durante os últimos quatro anos pude acompanhar - não tão perto quanto queria -, no entanto com olhos atentos à grande parte do extenso e valoroso trabalho do vereador Tarcísio Magno. E nesse ano, o que toda a população Diamantinense deveria ter feito ou pelo menos não o fez, foi olhar o que seu candidato fez pelos últimos quatro anos, suas propostas e as propostas dos próximos candidatos. E logo durante essa semana, após o resultado das eleições pude constatar como grande parte do povo se deixou enganar.

    Já é notório para todos que o uso de drogas aumentou exponencialmente, principalmente, em nossa região onde famílias a cada dia são destruídas, a escravizar suas vítimas, levar dignidade, moral e findar com a sua vida. Acredito que menos de 1/3 das pessoas que irão ler esse texto, de fato, saibam a proporção que isso tomou em Diamantina e também não saibam como o vereador Tarcísio se engajou nessa proposta tão intensamente trabalhando com a realidade em sua face mais cruel dando auxilio às famílias devastadas por esse mal, além de ter trago para a E. E. Leopoldo Miranda a proposta juntamente com o Instituto Ajudar uma proposta no valor de de R$ 70.000, idealizar um projeto piloto de prevenção ao uso de crack a ser desenvolvido no Bairro Rio Grande, sendo que este se encontra nas mãos do subsecretário antidrogas do Estado de Minas Gerais que logo próximo irá liberar o recurso de R$ 220.000,00 para sua execução. Agora eu me faço a pergunta. Qual vereador que brada à plenos pulmões que fez algo além de prestar a sua obrigação de sair do seu lar uma vez por semana discutir leis e tentou ousar assim? Essa é a consciência de dever pátrio de um verdadeiro legislador e que analisando à fundo, apenas um tem.

    Qual vereador ou candidato a vereador lançou propostas como a Casa Mel (Meninas Educadas pelo Lar - Instituição de Acolhimento para adolescentes do sexo feminino de 12 a 17 anos em situação de risco social dentro de Diamantina? O máximo que conseguir absorver nos Comícios que pude assistir foram discursos extremamente populistas que apenas tinham o intuito de cativar o povo citando todos os problemas que Diamantina encara em todo o seu trato social, infa-estrutural, político e econômico. Propostas eu não vi e muito menos vi consciência da população Diamantinense. Apenas pude ver com meus próprios olhos a face da ingratidão, indolência... Espero que os vereadores eleitos façam 1/3 de um trabalho essencial que o Tarcísio fez. Diamantina clama por ajuda e acho que as pessoas não sabem usar da sua melhor arma, muito menos abrir seus olhos para a realidade que os cercam. Durante a campanha política é muito fácil enganar, prometer em vão, agir como uma verdadeira serpete tentando se apossar do ninho. Rogo a Deus para que Deus lhe dê força e coragem para continuar fazendo todo esse trabalho, cuidando de sua família como um homem de hombridade e honestidade. Além é claro, para que os cidadãos diamantinenses se tornem menos abertos à demagogias inconsequentes e mais analisadores de um trabalho concreto e digno.

    ResponderExcluir
  2. Lucas, Obrigado pelo comentário e manifestação.

    O objetivo do post foi justamente levantar a discussão deste modelo utilizado para eleger nossos representantes, especialmente no caso de Diamantina. Um modelo que valoriza as coligações e os chamados puxadores de votos, gerando distorções absurdas que conhecemos. Grande abraço.

    ResponderExcluir