segunda-feira, 4 de março de 2013

Concerto Tijucano

 

clip_image002

A tradição das bandas de música no Brasil vem desde os primeiros momentos de sua colonização, por isso, existe uma considerável história sobre o assunto.

Os jesuítas usavam conjuntos musicais nas festas religiosas, como nas do cristianismo lusitano, para auxiliarem na educação dos pagãos. Tais conjuntos não eram formados apenas por portugueses; os próprios índios desde o inicio já se encontravam entre os participantes.

Em Diamantina, essa tradição tem início na segunda metade do século XVIII, com a participação dos negros e mulatos que fazia da música a sua melhor diversão.

As bandas de música Corinho e Corão, criadas no século XIX em Diamantina, sob as batutas dos maestros Antonio Efigênio de Souza – O Paraguay - e João Batista de Macedo - O Pururuca -, exerceram papel fundamental para a preservação da musicalidade tijuquense, ao absorverem inúmeros músicos, principalmente porque assumiram a responsabilidade de funcionar como uma escola para capacitação do músico aprendiz.

Hoje esse papel é exercido pelas Bandas do Terceiro Batalhão da Policia Militar de Minas Gerais, Banda Euterpe Diamantinense e Banda Municipal Prefeito Antônio de Carvalho Cruz, celeiros musicais de grande importância social para a formação de crianças, jovens e adolescentes para a arte musical.

No final do século XX, as retretas, práticas comuns às Bandas naquele tempo, foram sendo substituídas pelos Concertos nas Igrejas e pela Vesperata.

O CONCERTO TIJUCANO, além de resgatar a tradição das retretas, contribui para a manutenção da musicalidade diamantinense, tradição passada de geração em geração desde o século XVIII.

PROGRAMA

Hino Nacional Brasileiro. Francisco Manuel da Silva

Joaquim Ozório Duque Estrada

Coretos de Diamantina. Arr. Edison Soares de Oliveira

Estão voltando as flores/carinhoso. Paulo Soledade e Pixinguinha.

Esperança. Laura Pausini

Esse Cara sou eu. Roberto Carlos.

Sequencia Bossa Nova. Tom Jobim, Vinícius de Moraes e Marcos Vale.,

My way. Francois Thibaut, Ravau e Paul Anka.

Paisagem da Janela. Fernando Brant e Lô Borges

Os Amantes. Luiz Ayrão

Hey. Julio Iglesias

Ondas do Danúbio. Ivan Ivanovici

Seleção Tim Maia. Tim Maia

Consagração. Edison Soares de Oliveira

Regência:

Maestros:

Edison Soares de Oliveira,

Eleônio Ribeiro da Cruz

Emerson José Pinto

Nenhum comentário:

Postar um comentário