quinta-feira, 14 de março de 2013

Operário morre dentro de cisterna de 30 metros de profundidade em Itamarandiba

Bombeiro descendo para o resgate na cisterna (Divulgação Corpo de Bombeiros )

Fonte: Estado de Minas 14/03/2013 – (clique aqui)

Um operário morreu dentro de uma cisterna de 30 metros em Diamantina Itamarandiba, no Vale do Jequitinhonha. Os bombeiros precisaram resgatar o corpo de Dirceu Alves Cordeiro, de 38 anos, que desceu para uma escavação e não voltou. Segundo militares, na tarde de terça-feira, Dirceu estava trabalhando na cisterna e se disse incomodado com a presença de muitas formigas. Ele decidiu queimar pedaços de tecido para matar o insetos. Deixou o fogo no buraco e foi embora no fim do expediente.

Ao retornar na quarta-feira pela manhã, entrou na cisterna para continuar as escavações, mas com poucos minutos não respondeu ao chamados dos colegas de trabalho que estavam do lado de fora. Preocupadas, as testemunhas chamaram os bombeiros, que iniciaram o resgate.

Sem saber o que encontraria no buraco, o militar responsável pelo salvamento desceu usando uma máscara - em cumprimento a um procedimento padrão da corporação nesses casos.

Segundo os bombeiros, em cisternas de grande profundidade são encontrados muito gases tóxicos e poderia haver também vestígios de fogo ou fumaça da queimada provocada pelo próprio operário. Por causa desses gases, os bombeiros orientaram aos outros trabalhadores a não tentar descer para buscar Dirceu. Eles seguiram a orientação e aguardaram os militares, no entanto, o operário já estava morto.

O corpo de Dirceu foi retirado pelo bombeiro, mas somente a perícia apontará a causa da morte. A suspeita é que ele tenha sido intoxicado por gás.

3 comentários:

  1. Corrijam a matéria... Esta tragédia aconteceu na cidade de Itamarandiba, infelizmente!

    ResponderExcluir
  2. Falta brigada do corpo de bombeiros em Itamarandiba, o tempo de resposta da atuação da instituição na cidade é prejudicado por uma distância de 200 km.

    ResponderExcluir