quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Abertas as inscrições para o processo seletivo para curso de Educação do Campo

Estão abertas até o próximo dia 8 de outubro, as inscrições para o Processo Seletivo que dá acesso ao curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). As inscrições podem ser feitas através do portal da UFVJM pelo endereço www.ufvjm.edu.br ou pessoalmente, na sede da Coordenação de Processos Seletivos (Copese) no Campus JK, em Diamantina, e no Campus do Mucuri, em Teófilo Otoni.

O curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEC) habilita professores para atuar nos últimos quatro anos do Ensino Fundamental e Médio, nas áreas de Linguagens e Códigos ou Ciências da Natureza, em escolas que atendam às populações do campo.

São consideradas como escolas do campo aquelas que têm sua sede no espaço geográfico classificado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística como rural, e, mais amplamente, aquelas escolas que, mesmo tendo sua sede em áreas consideradas urbanas, atendem a populações cuja dinâmica social e cultural está majoritariamente vinculada ao trabalho e aos modos de vida do campo.

O curso será ofertado em regime de alternância entre Tempo Escola e Tempo Comunidade. O Tempo Escola será desenvolvido durante o semestre acadêmico com duração aproximada de quatro a cinco semanas, em regime de tempo integral no Campus da UFVJM em Diamantina. O Tempo Comunidade será desenvolvido durante o semestre acadêmico nos locais de moradia e/ou de trabalho dos estudantes ou nos polos da EAD-UFVJM, por meio de projetos de estudos vinculados ao contexto e às escolas do campo.

A seleção dos discentes atenderá ao caráter afirmativo do Programa Nacional de Educação do Campo (PRONACAMPO), priorizando os candidatos que sejam docentes em exercício nas escolas do campo das redes estadual, municipal e comunitária, candidatos de origem campesina e membros dos movimentos sociais de luta pela terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário