segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Brasil lança primeiro site de crowdfunding para turismo sustentável

Fonte: Viaje Aqui (clique aqui)

Projeto GARUPA promove o financiamento coletivo de empreendimentos verdes pela própria população brasileira

No Vale do Jequitinhonha, a Garupa oferece ao internauta possibilidade de ajudar o artesanato local.A primeira plataforma de crowdfunding voltada ao turismo sustentável no Brasil foi lançada nesta segunda-feira (2). As doações de internautas no site da GARUPA visam financiar coletivamente projetos turísticos de baixo impacto ambiental e que privilegiem o uso de mão-de-obra e de fornecedores locais.

No novo portal, o usuário encontra vídeos de apresentação e mais informações sobre diferentes iniciativas sustentáveis. Assim como em outros sites de crowdfunding, os empreendedores oferecem recompensas para cada faixa de valor doado – de uma receita da culinária tradicional ou um suvenir artesanal (para pequenas doações) ou até mesmo uma viagem para o local beneficiado, em caso de valores maiores.

Caso a meta não seja atingida no prazo máximo de 30 dias, o dinheiro é devolvido aos usuários que participaram. A GARUPA é mantida por incentivo de patrocinadores e as doações que atingirem a meta são repassadas integralmente aos donos de cada iniciativa – idealizadas, em sua maioria, por associações comunitárias, negócios sociais e ONGs locais. Toda proposta inscrita no site é avaliada pela equipe da GARUPA antes de entrar no ar.

Dentre os projetos já participantes está uma iniciativa da Associação Mico Leão Dourado, no Rio de Janeiro (veja vídeo aqui); um roteiro turístico da Estação Gabiraba, na Amazônia paraense; um empreendimento voltado ao artesanato no vale do Jequitinhonha; e um modelo inovador de observação de pássaros no rio Negro, na Amazônia.

Para o diretor-executivo da GARUPA, Demian Takahashi, a plataforma é uma oportunidade de “sinalizar o tipo turismo que queremos vivenciar e ver florescer no Brasil”. Acesse e conheça o portal:www.garupa.juntos.com.vc

Nenhum comentário:

Postar um comentário