sábado, 9 de novembro de 2013

Espécie rara de anfíbio é registrada no Parque Estadual do Pico de Itambé

Fonte: O Eco (clique aqui)

Izabela-Barata Instituto-Biotropicos-(2)A mais nova espécie de anfíbios descrita é tão pequena quanto uma unha, passa a vida dentro de uma bromélia e só é encontrada em um ponto específico no Parque Estadual do Pico de Itambé. A Crossodactylodes itambe foi descrita na última sexta-feira (01) na revista Zootaxa. Mede cerca de 15 mm  de comprimento e vive dentro de bromélias.

O gênero inclui mais 3 espécies e todas elas ocorrem em altitudes elevadas e ocupam bromélias durante toda a sua vida. É uma espécie endêmica. Até o momento, o sapinho da bromélia, como é chamado pelos moradores, foi registrada apenas no Parque Estadual do Pico do Itambé, em Minas Gerais, numa área inferior a 0,1 km2. Daí surgiu seu nome científico.

O registro da nova espécie amplia a área de ocorrência do gênero, que era conhecido em poucas localidades da Mata Atlântica” comemora Izabela Barata, a principal autora da descoberta e pesquisadora do Instituto Biotrópicos. “Temos que avaliar o quanto a espécie é restrita e quais variáveis climáticas podem influenciar a distribuição e ocorrência desta espécie”.

Os anfíbios são muitos vulneráveis às mudanças no ambiente. Não é à-toa, estão no topo da lista de vertebrados mais ameaçados do planeta do IUCN (União Mundial para a Conservação da Natureza). Os pesquisadores acreditam que a temperatura e umidade são fatores importantes para a preservação do sapinho da bromélia. O monitoramento da espécie contribuirá para entender as consequências das mudanças climáticas na biodiversidade brasileira.

Saiba Mais (artigo original)
A new species of Crossodactylodes (Anura: Leptodactylidae) from Minas Gerais, Brazil: first record of genus within the Espinhaço Mountain Range. IZABELA M. BARATA, MARCUS T.T. SANTOS, FELIPE S.F. LEITE, PAULO C.A. GARCIA.

Leia Também
Balanço da busca global por anfíbios
Sapinho descoberto na Oceania é menor vertebrado do mundo
Uma nova perereca e o sapo que copula com a fêmea morta

Clique aqui e leia reportagem no Jornal Estado de Minas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário