sábado, 9 de novembro de 2013

Prefeito Paulo Célio divulga mensagem sobre crise no Hospital de Nossa Senhora da Saúde


MENSAGEM DE ESCLARECIMENTO AOS DIAMANTINENSES E AMIGOS DA REGIÃO
A grave crise que atinge o Hospital de Nossa Senhora da Saúde, instituição centenária e patrimônio de todos nós diamantinenses, tem explicação que devem ser informadas a todos. Crises dessa natureza causam impactos sociais substanciais nas vidas das pessoas, sobretudo quando se trata de atenção a saúde. No caso do Hospital a paralisação dos médicos teve uma repercussão ainda maior por se tratar do único hospital de referência micro e macro regional em maternidade, especialidade nobre, a especialidade do nascimento, da vida.

Somos e seremos sempre solidários com a população em casos como esse, pois se trata de serviço essencial e para tanto todos os esforços pessoais foram feitos por mim para sanar e minimizar o sofrimento e angústia de todos.

Com um mês de mandato iniciei as minhas investidas como prefeito alertando as autoridades estaduais e do Ministério da Saúde sobre a possibilidade iminente da paralisação, o que de fato ocorreu nestes últimos dias.
Essa crise estava anunciada e se deve a múltiplos fatores, portanto complexa, oriunda, principalmente, pelo sub-financiamento do SUS, cujas tabelas de honorários estão defasadas, por falta de credenciamento de parte dos leitos da UTI Neonatal(sabe-se que o custo de uma UTI é bastante elevado), pela não inserção do hospital no programa da Gestante de Alto Risco, dentre outras ações e projetos, pois apenas os últimos dois podem chegar a um total de R$300.000,00(trezentos mil reais) mensais a mais na receita total do Hospital, o que permitiria o equilíbrio das contas da instituição. Reconhecidamente, a administração do Hospital está tomando medidas dolorosas, mas necessárias, para se ajustar ao momento que atravessa e melhorar seus processos de gestão.

A crise não é isolada, apenas do nosso Hospital. Ela está atingindo uma grande parte dos hospitais que dependem do SUS, tanto é verdade que a Santa Casa de Misericórdia de Montes Claros também passa por momentos críticos.

Como se verifica, não se pode apontar culpados, muito menos a mim, prefeito atual, pois se hoje o Hospital de Nossa senhora da Saúde tem uma UTI Neonatal, o Centro Especializado em Reabilitação(referência nacional), um moderno Centro Obstétrico, um Centro Cirúrgico ampliado, um CTI adulto a ser licitado, equipamentos de última geração como intensificadores de imagem, dentre outros, afirmo com orgulho e não por vaidade, tudo isso foi conquistado por pedido pessoal meu aos meus amigos políticos. Porque então eu, agora investido como prefeito de Diamantina não lutaria com todas as minhas forças para não perder tudo isso? Incoerente, indigno, irresponsável, intolerante são as falas de alguns pretensos entendidos em gestão hospitalar, ao me responsabilizar pela crise atual.

Para conhecimento de todos, desde junho até os dias atuais, em cinco meses, portanto, já consegui quase R$2.000.000,00(dois milhões de reais) para o Hospital de Nossa Senhora da Saúde e não vou parar. Vou manter meus esforços para ajudar ainda mais, pois essa Casa de Saúde não vai e não pode fechar.

Fico com a minha consciência de dever cumprido. As críticas infundadas, levianas, mentirosas e baixas eu as deleto e deixo para que cada um avalie a verdade dos fatos.

Sigo o meu caminho de fazer o bem por nossa cidade. Enfim, o Hospital não vai fechar. Ele é viável, tem muito potencial e vai superar essa crise. Mas só superará essa crise com a ajuda de todos. Ajude você também ao nosso querido Hospital de Nossa Senhora da Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário