quarta-feira, 20 de novembro de 2013

III Encontro das comuidades afro descendentes de Diamantina

clip_image002

O tempo avançou e com ele continua a busca pela conquista de uma politica pública municipal voltada as comunidades afro descendentes de Diamantina. Já se vão quase três anos desde o primeiro Encontro, realizado no distrito de São João da Chapada em 2011 e o segundo no distrito de Inhaí em 2012.

Realizado junto com a Semana da Consciência Negra em parceria com diversas entidades o encontro desse ano pretende pautar como tema central a questão do racismo e a falta de políticas para a igualdade racial no município. Para o povo negro diamantinense, há pouco a comemorar, embora há que se reconhecer conquistas advindas da luta dos movimentos sociais em âmbito nacional que trazem hoje um legado de direitos, a exemplo da política de cotas raciais no ensino superior. Mas, algumas conquistas locais recentes reafirmam a difícil caminhada que a população negra diamantinense ainda tem pela frente para a conquista de direitos. Algumas vitórias podem ser comemoradas, como por exemplo a conquista da certificação de auto-definição enquanto comunidades quilombolas, concedida pela Fundação Palmares as comunidades de Mata dos Crioulos, Vargem do Inhaí e Quartel do Indaiá nos anos de 2010 e 2011; ainda outra como a criação do Comitê pró igualdade racial de Diamantina que após ter dado uma pequena parada, está sendo retomado; também a participação dos mestres das comunidades, ministrando oficinas durante o 45º Festival de Inverno da UFMG; assim como, a premiação concedida em novembro de 2013 pelo Ministério da Cultura ao nosso querido Sr. “Pedro de Alexina”, como mestre da cultura popular brasileira. Ainda a criação da Comissão em Defesa dos Direitos das Comunidades Extrativistas demonstra a capacidade de um importante segmento social do município em se organizar, mesmo à revelia e alienação das instituições públicas. É claro que atualmente as comunidades quilombolas se tornaram mais visíveis e começaram a despertar interesses das comunidades docentes e discentes, instituições e curiosos. São pequenas conquistas que elevam os ânimos das comunidades, que cada vez mais se afirmam como quilombolas e partem em busca de seus direitos.

O Encontro das Comunidades Afro descendentes de Diamantina, em sua terceira edição, retorna ao Distrito de São João da Chapada, prometendo ser um encontro colorido e multicultural, para “fazer a cabeça” dos participantes. Durante os quatro dias de evento, representantes institucionais ministrarão palestras e participarão de mesas com temas de interesse das comunidades. Conjuntamente a programação cultural expõe uma característica que essas comunidades sabem expressar muito bem: a alegria!

Para a integrante do Instituto Bateia e Coordenadora do encontro, Marcia Betânia, o III Encontro das Comunidades Afro descendentes será um momento importante de retomada do movimento social e ainda de debate e reflexão sobre esta grande mancha chamada racismo que fere a sociedade brasileira e prejudica o desenvolvimento humano.

Confira abaixo a Programação Cultural do III Encontro das Comunidades Afro Descendentes de Diamantina:

Dia 20-Quarta-feira

· 17hs-Exposição de fotos- A busca de direitos- I e II Encontro de Comunidades Afro- Descendentes - Sede da Associação/Salão da Tapeçaria.

· 18hs- Palestra:” Igualdade Racial: Conquistas e Direitos”- Maria do Carmo Silva- Assistente Social, advogada, ex- Secretária Adjunta da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial do governo federal.

Local: Escola Estadual Governador Juscelino Kubitschek.

· 19hs30min - Missa Afro- Igreja Matriz Santo Antônio – presidida pelo Pe. Paulo Francisco de Souza – Inimutaba - MG

Dia 21-Quinta-feira

· 18hs30min - Mostra de curtas e documentários-Tema: Igualdade racial. Local: Sede da Associação/Salão da Tapeçaria.

· 19hs30min – Mesa de debates/Tema: Racismo Institucional

· Local: Escola Estadual Gov. Juscelino Kubitschek

Renato Cunha- advogado, assessor jurídico do IDENE: Aspectos legais para coibição do racismo institucional.

Lucas Dias-Conselho Municipal de Jovens e Adolescentes do Meio Rural-CONJARD: O impacto do racismo ou preconceito racial na formação do jovem.

Maria Cristina Ávila Rodrigues- Diretora da E.E.Governador Juscelino Kubitschek: O papel da educação no combate ao racismo.

Mediação: Márcia Betânia Oliveira Horta

Dia 22-Sexta-feira

· 13hs-Oficina de construção de brinquedos populares - Local: Nossa Casa

· 18hs -Espaço Griô/Contação de estórias com mestres da cultura popular. Local: Nossa Casa

· 20hs-Filme: “Besouro” - Local: Centro Comunitário Infantil Pe. Romano Merten (CCI).

Longa Metragem-Direção de JOÃO DANIEL TIKHOMIROFF. 1h 35m de duração- Besouro é o nome do maior capoeirista de todos os tempos. Um menino que, ao se identificar com o inseto que desafia as leis da Física, desafia ele mesmo as leis cruéis do preconceito e da opressão. Um mito, um super-herói.

Dia 23-Sábado

Espaço Afroxé

· Varal de cartazes alusivos ao Dia Nacional da Consciência Negra, feitos pelos alunos da Escola Estadual Governador Juscelino Kubitschek.

· 15hs - Cabeça feita: Oficina de Penteado Afro e de Pintura corporal.

· 17hs-Concentração seguida de cortejo em homenagem ao Dia Nacional da Consciência Negra.

· 20hs - Apresentações artístico-culturais de grupos da comunidade e convidados e barraquinhas.

Local: Rua Antônio de Carvalho Cruz - Praça

Serviço de Informação: Alberis Mafra {alberismafra@yahoo.com.br}

Nenhum comentário:

Postar um comentário