terça-feira, 20 de maio de 2014

Artigo analisa implicações das obras de pavimentação asfáltica do trecho Serro-Diamantina

PLANEJAMENTO TERRITORIAL E DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO: ESTUDO SOBRE O CALÇAMENTO DO EIXO TURÍSTICO DA ESTRADA REAL – SERRO A DIAMANTINA – MINAS GERAIS

Elcione Luciana da Silva
Ana Flávia de Andrade Figueiredo
Flávia Montenegro Menezes

A atividade turística se caracteriza pelo deslocamento das pessoas de um local para o outro, e, portanto as facilidades de acesso para os destinos turísticos são de suma importância para favorecer tal deslocamento e assim viabilizar o desenvolvimento local por meio do turismo. O presente artigo tem como principal objetivo fazer uma relação entre planejamento territorial e desenvolvimento turístico em comunidades localizadas no eixo turístico da Estrada Real entre as cidades de Serro a Diamantina/MG, tendo como estudo as implicações que a execução das obras de pavimentação asfáltica deste trecho exercem no modo de vida de seus moradores e no desenvolvimento do turismo local. Para alcançar esta finalidade, optou-se por realizar pesquisas bibliográficas, analíticas e descritivas. Neste sentido busca sugerir estudos mais aprofundados em destinos turísticos de base comunitária de forma a conciliar o cumprimento das políticas de gestão do território e desenvolvimento turístico local.

Clique aqui para ler artigo completo.

Um comentário:

  1. Prezados,

    Apesar de estar no site do evento, este não é o artigo final. Será lançado no FIT 2014 um livro com o artigo completo e adaptado que contou com entrevistas nas duas comunidades. Quem tiver interesse está no livro Turismo e Hospitalidade, editado pela UNIVALI, 2013.

    Agradeço.

    ResponderExcluir