sábado, 16 de maio de 2009

As estações de trem na região de Diamantina




A estação de Diamantina foi aberta em 1913 e ficava num nível muito alto (1.261 m) em relação ao ponto inicial do ramal, Corinto (607 m). Foi fechada na primeira metade dos anos 1970, com o ramal; os trilhos foram retirados não muito tempo depois. "Em 1998, quando estive em Diamantina, ainda existia por ali, mesmo já sem o ramal, um belo e antigo vagão de serviço com pessoas nele morando" (Pedro Paulo Resende, 12/2003). O prédio da antiga estação hoje serve como sede do Corpo de Bombeiros.

 A estação de Guinda foi aberta em 1913. A estação ficava no ponto mais alto do ramal (1.378 m). Era um pequeno estribo (parada).

 Na região a maioria das estações está preservada, aproveitada para repartições, bibliotecas, pequenos museus, como as do ramal de Diamantina, cujos trilhos foram criminosamente arrancados, inaproveitável então para o turismo ferroviário nascente. Rodeador, Conselheiro Mata, Diamantina, Santo Hipólito(Informação de Reinaldo Faria Tavares, Belo Horizonte, MG, 12/01/2004). A estação de Conselheiro Mata ainda está de pé em 2005. "O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e o Ministério Público Federal assinaram com a prefeitura de Diamantina, com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e com a Secretaria do Patrimônio da União um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) pioneiro para a preservação da Estação Ferroviária do distrito de Conselheiro da Mata, no município de Diamantina - MG. O prédio da estação ferroviária foi inaugurado em 1911, na antiga linha da estrada de ferro Central do Brasil. O imóvel, reconhecido pelo Iphan como bem cultural, encontra-se em péssimo estado de conservação e necessita de intervenções urgentes para não desmoronar. A prefeitura de Diamantina, vendo a situação, procurou o MPMG e demonstrou interesse em assumir a estação ferroviária para instalar um centro de produção e exposição de artesanatos. Um TAC então foi firmado pelas partes interessadas, e, com a assinatura do acordo, a Secretaria do Patrimônio da União, por meio de sua gerência regional, assumiu a obrigação de entrar com processo administrativo para a transferência da guarda provisória e posteriormente a cessão definitiva do imóvel para o município de Diamantina. Já a prefeitura de Diamantina se comprometeu a executar, no prazo de 30 dias após a efetiva posse do imóvel, medidas emergenciais para preservar a integridade do bem cultural. E, depois de aprovado o projeto pelo Iphan, serão executadas as obras de restauração. O Iphan exercerá fiscalização e expedirá orientações e recomendações de natureza técnica para as intervenções necessárias à restauração, à manutenção, e à adequada destinação do imóvel" (Assessoria de Comunicação do Ministério Público de Minas Gerais - Núcleo de Imprensa, 11/2008).

Fonte: Site Estações Ferroviárias

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