sábado, 2 de abril de 2011

Cemitério do Peixe

 

Clique aqui para conhecer mais a Música do Espinhaço.

O pequeno povoado Cemitério do Peixe, em Conceição do Mato Dentro, no Alto Jequitinhonha, se assemelha a muitos distritos centenários espalhados pelo interior. É caracterizada pela arquitetura colonial.

No centro do arraial, um cemitério servia de repouso para os habitantes e dá nome a pequena vila. O lugarejo só difere de outros por ser praticamente um arraial fantasma. A pequena só ganha vida quando centenas de romeiros superlotam o lugarejo. É o Jubileu das Almas, que se confunde com a própria origem do distrito.

Em 1729 crescia a exploração de diamante em Diamantina. O governo da época fazia de tudo para evitar o contrabando das pedras. Um pelotão do Quartel de Diamantina foi deslocado para as margens do rio Paraúna, onde fundaram o quartel do Peixe. A localização era estratégica, pois ficava no meio do caminho de quem sai de Diamantina para o Rio de Janeiro.

Em seus postos no novo quartel,,os soldados eram obrigados a sobreviver com o que a natureza os oferecia. Como o rio era rico em cardumes, se alimentavam dos peixes do Paraúna. Porém, sem tecnologia para conservar alimentos acabavam morrendo vítimas de comida deteriorada. Os corpos eram enterrados por ali mesmo.

Anos mais tarde, o fazendeiro Antônio Francisco Pinto, conhecido por Canequinho, proprietário da fazenda Vassalo, localizada perto do Quartel do Peixe, resolveu doar três alqueires de sua propriedade rural para a igreja. Muito católico o fazendeiro pediu que em troca , naquela área fosse construído um cemitério para onde seriam transferidos os restos mortais dos soldados do Quartel do Peixe. Nascia, então, o distrito de Cemitério do Peixe e a tradição de celebrar a Missa das Almas, data comemorada pela igreja. Há oitenta anos, a missa se transformou em jubileu e movimenta o distrito que chega a receber até cinco mil fiéis nos três dias de festa.

Fonte: Vale do Jequi

9 comentários:

  1. A música é tão linda... As fotografias também.

    Fernanda Salvador

    ResponderExcluir
  2. Fernanda,
    Obrigado pelo comentário.
    Realmente, a música é linda. No site deles tem uma rádio com outras músicas bem legais. Vale a pena conferir..
    Grande abraço,

    ResponderExcluir
  3. Bela postagem Fernando!
    Pois então se confirma a cada dia a ideia de Minas como um outro grande "país", pois Planeta é meio ambicioso, né!? Somente com licença poética!
    Morando atualmente no Sul de Minas (Caxambu), percebo nas minhaas andanças por Minas que essa é uma característica universal do dito "país" dos mineiros. Imagino quantos lugares fantásticos como o Cemitério do Peixe estão por aí, pelos mares de morros e serras que fazem desse de nosso estado um lugar ímpar. Como cantou Elis Regina, com muita sabedoria e propriedade: " O Brasil não conhece o Brasil". Se não conhecemos nem Minas direito, imagine essa imensidão chamada Brasil!

    ResponderExcluir
  4. Video muito bacana,conheço varias pessoas mostradas nele.Visite e torne-se membro do grupo Festa do Peixe no Face Book https://www.facebook.com

    ResponderExcluir
  5. Olá pessoal... gostaríamos de saber um pouco mais sobre o Cemitério do Peixe pois estamos organizando uma turma para poder conhecer este lugar! Gostaríamos de saber se possível qual a distancia de Conceição do Mato Dentro até Cemitério do Peixe e como é a estrada. Desde ja grato e fico no aguardo do contato de vcs! Abraço!

    ResponderExcluir
  6. Olá pessoal... gostaríamos de saber um pouco mais sobre o Cemitério do Peixe pois estamos organizando uma turma para poder conhecer este lugar! Gostaríamos de saber se possível qual a distancia de Conceição do Mato Dentro até Cemitério do Peixe e como é a estrada. Desde ja grato e fico no aguardo do contato de vcs! Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá João, obrigado pela visita e contato.
      Não conheço o acesso por Conceição do Mato Dentro. Partindo de Diamantina para Gouveia, sei que há uma acesso à esquerda na BR 259. Há um pequeno trecho de estrada de terra ( 35km ?) em condições razoáveis (sugiro perguntar aos moradores o estado atual). Por favor me envie seu e-mail que eu encaminho para você um mapa do percurso que encontrei no Google Maps. Vamos mantendo contato. Grande abraço e inté+.

      Excluir
    2. Olha aí João:

      https://www.google.com.br/maps/dir/-18.6614951,-43.8243868/Gouveia+-+MG/@-18.5147116,-43.7645942,77090a,20y,270h/data=!3m1!1e3!4m9!4m8!1m0!1m5!1m1!1s0xaed3975954bee9:0xc49cc35412d76e4e!2m2!1d-43.7427018!2d-18.4524176!3e0

      Excluir
  7. Parabens pela reportagem muito bem elaborada.

    ResponderExcluir