sexta-feira, 8 de abril de 2011

Estação Conhecimento traça estratégia de atuação para o Vale do Jequitinhonha

Fonte: Agência Minas

A Estação Conhecimento, que visa ao desenvolvimento humano e econômico das comunidades, já tem estratégia traçada para este ano de 2011, no Vale do Jequitinhonha. Idealizada pela Fundação Vale e implementada na região por meio de parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e do Norte de Minas (Sedvan) / Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene), a Estação vai contribuir, por meio das ações traçadas, para a melhoria da qualidade de vida e o desenvolvimento integrado e sustentável de 23 municípios.

As cidades beneficiadas são Angelândia, Aricanduva, Capelinha, Carbonita, Coluna, Itamarandiba, Leme do Prado, Minas Novas, Turmalina, Veredinha, Alvorada de Minas, Couto de Magalhães de Minas, Datas, Diamantina, Felício dos Santos, Gouveia, Presidente Kubitschek, Rio Vermelho, Santo Antônio do Itambé, São Gonçalo do Rio Preto, Senador Modestino Gonçalves, Serra Azul e Serro. O secretário de Estado de Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e do Norte de Minas, Gil Pereira, informa que a parceira com a Fundação Vale e a implementação da Estação Conhecimento têm como mérito maior o desenvolvimento das potencialidades do Vale do Jequitinhonha. “Estimular o conhecimento através do trabalho está gerando para esta região maior valor agregado para as cadeias produtivas”, afirma.

O plano de trabalho criado para este ano contemplará o mapeamento produtivo para a comercialização de mel, queijo e azeite, com a definição de cadeias produtivas e escopo / processo da produção; parceria com o Programa de Ação para Educação e Esporte (PAEE), que contará com oficina de priorização dos Indicadores da Educação; Plano de Ações Articuladas com os Secretários de Educação e Esportes e realização do Festival de Esportes; desenvolvimento infanto-juvenil, em parceria com o Fundo da Infância e da Adolescência (FIA), articulando as redes sociais para o desenvolvimento local integrado e sustentável; ações de convivência e cidadania com os jovens; qualificação para o mercado de trabalho; e em última instância, ações diferenciadas no Alto Jequitinhonha, no que se referem ao apoio e fortalecimento à Gestão Pública nos municípios.

Projeto viabilizado

A Estação Conhecimento, sediada em Diamantina, foi lançada no Estado em novembro de 2009 e, desde então, vem trabalhando para promover e disseminar o conhecimento e o crescimento regional nos 23 municípios do Alto Jequitinhonha. A iniciativa tem garantido recursos da Fundação Vale de cerca de R$ 10 milhões, para aplicação em cursos profissionalizantes e atividades com ênfase em esporte, arte e cultura a 1.500 jovens, de 7 a 19 anos.

Em fevereiro de 2010 foi eleita a diretoria do Núcleo de Desenvolvimento Humano e Econômico do Vale do Jequitinhonha - Estação Conhecimento Vale Jequitinhonha. “De lá para cá, várias ações foram realizadas, no sentido de viabilizar a atuação da Estação Conhecimento junto às escolas, associações, conselhos e prefeituras, para mostrar a proposta pedagógica e os objetivos do programa”, explica o secretário Gil Pereira. A primeira atividade aconteceu em junho de 2010, com a realização do Seminário de Esportes da Estação Conhecimento Vale Jequitinhonha, que abrangeu os 23 municípios.

Além da implantação da Estação Conhecimento a Fundação Vale vai investir nos programas Turismo Solidário (de incentivo ao turismo na região com a promoção do desenvolvimento das comunidades locais), e Capacitação de Cisterneiros, ambos desenvolvidos pela Sedvan.

Estações Conhecimento

As Estações Conhecimento são núcleos, de Desenvolvimento Humano e Econômico, idealizados pela Fundação Vale. Os núcleos são organizações da sociedade civil de interesse público (Oscips), viabilizadas por meio de parcerias locais com o poder público e entidades da sociedade civil organizada.

A meta da Fundação Vale é de aproximadamente 30 mil jovens beneficiados por meio de 18 núcleos, que serão construídos até 2012 nos estados do Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Rio de Janeiro e Sergipe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário