segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Diálogo: Desperta Diamantina!

Autor: Antenor José Figueiró – antenor.figueiro@ig.com.br

Hoje é com imensa satisfação que me dirijo à família Diamantina e especialmente à Carolina Santos Almeida. Cumpro a obrigação de parabenizá-la pela sua atuação e envolvimento nos destinos de nossas vidas.

Carolina, você não tem noção do quanto me sinto realizado com suas colocações no texto “Desabafo, desperta Diamantina” publicado na Voz de Diamantina, nº 545, pois ele vem de encontro aos textos que publico há mais de 5 anos. Tenho sempre instigado as pessoas a se manifestarem, a assumirem posições, para reconstruirmos nosso equilíbrio sócio-político-econômico e religioso. E de uma só vez você trilhou todos esses assuntos, que seu exemplo seja seguido por mais e mais cidadãos. Também admiro e respeito o seu envolvimento emocional (família-pai), mas assim como você, sou cidadão, estudante (curso superior incompleto) e pai (três filhos no ensino fundamental II). Não posso concordar em não ser apto a falar da educação só porque não sou do setor.

Venho de uma geração em que família e escola andavam juntas para a construção de um futuro melhor (mesmo alguns pais semi-analfabetos). Hoje o que temos é o comodismo de alguns pais que jogam todos os deveres e obrigações para a escola e de quebra aceitam que os professores tenham baixos salários e sejam desrespeitados.

Sou filiado ao PSDB e acompanhei de dezembro de 2010 a dezembro de 2011 inúmeras reuniões com vários professores filiados e outros simpatizantes do PSDB para a escolha do superintendente. Tive acesso a todos critérios e etapas do processo. O “achismo” se transformou em convicção, que nossos deputados (paraquedistas) desrespeitaram e mais uma vez viraram as costas e cuspiram em todo esse grupo.

O antigo processo de escolha (apenas político) era sim uma ditadura, mas temos que ter cuidado com a repressão ideológica que esvazia o senso crítico, a ética, a moral e a cultura. Ela é silenciosa, melodramática, pois em qualquer área o bom profissional é aquele que encorpora na sua imagem e vida a profissão que exerce e o sucesso da realização não é mérito e sim dever cumprido.

O mundo gira em perfeita dualidade, noite-dia, sol-lua, frio-calor, negativo-positivo, aceitação-rejeição.

Os cães ladraram, voces venceram e têm nas mãos o destino e a qualidade da caravana. Sucesso para nós! Desperta Diamantina!

Nenhum comentário:

Postar um comentário