quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

A força das mídias sociais no Vale do Jequitinhonha

Autor: Albano Silveira Machado é psicólogo em Berilo. É moderador do Blog do Banu.

As mídias sociais são o fenômeno mais recente das comunicações em todo o mundo, como também no Vale do Jequitinhonha. A possibilidade de poder se comunicar de forma interativa, participativa, deu vazão a sentimentos, idéias e sonhos proibidos de serem vivenciados, de fazerem parte de uma sociedade controlada por poucos.

Há cerca de 3 anos, vem surgindo pela internet espaços de comunicação interativa como sites, blogs, facebook, orkut, twitter e outros, registrando a vida do povo do Vale e sua luta por melhores condições de vida. Geralmente, tem participação ativa de jovens entre 15 e 29 anos.

As cidades-polos como Diamantina, Capelinha, Araçuaí e Almenara concentram a maioria dos coordenadores das páginas eletrônicas. Porém, nas cidades de Berilo, Minas Novas, Serro e Jequitinhonha, surgem blogueiros e twitteiros que indicam que a comunicação virtual se espalha por todo o território do Vale.

Os sites e blogs mais acessados da região são: Mistura de Alegria, do Serro; Blog do Banu, de Berilo; Capelinha.net, Portal Aranãs, Blog.regiscap, Movimento Muda Capelinha e Jornal A Cidade, de Capelinha; Blog do Jequi, de Minas Novas; Passadiço Virtual, de Diamantina; Diário do Jequi e Radar do Vale, de Almenara; Kaiau Serviços, de Araçuaí; Jequitinet, de Jequitinhonha.
Nestes espaços cabem de tudo: entretenimento, planos de aula de educação fundamental, cultura, política, economia, movimentos sociais, leituras bíblicas, eventos sociais. Tudo o que fizer parte da vida do povo do Vale.

Foi esta rede social que impulsionou o principal movimento popular na história recente do Vale do Jequitinhonha: o Movimento A UFVJM é Nossa! Em agosto de 2011, um post do Blog do Banu denunciou com indignação a implantação de campus da UFVJM em Janaúba e Unaí. Foi como uma bomba! De imediato, os sites e blogs do Vale entraram de sola na denúncia, reproduzindo o texto e produzindo outros.

Mais ainda: criaram-se páginas de debate no Face book – com mais de 2 mil participantes-, acendeu-se as discussões nos orkut, twitter e troca de emails. Logo, formou-se o Movimento A UFVJM é nossa! por ativistas que pouco se conheciam fora das mídias sociais.

As convocações feitas pelas redes sociais levaram a reuniões e manifestações públicas com mais de 20 mil pessoas nas ruas de Capelinha, Virgem da Lapa, Itaobim e Almenara.

A força das páginas eletrônicas pode ser medida também pelas visualizações de páginas do Blog Mistura de Alegria, da professora Adilea, do Serro, que já alcançou mais de 3 milhões de páginas visualizadas com suas publicações didáticas de educação fundamental. Ou o Blog do Banu, de Berilo, sob minha coordenação, que já alcançou 825 mil visualizações com 3.700 post sobre os mais variados assuntos. Ou o Capelinha.net com mais de 382 mil visualizações, com notícias da cidade e região.

O mais impressionante nas mídias sociais é que elas são produzidas, geralmente, por pessoas voluntárias e militantes de causas de justiça social em defesa do nosso Vale do Jequitinhonha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário