sábado, 25 de fevereiro de 2012

O estado deplorável de uma sociedade

Autor: Antenor José Figueiró – antenor.figueiro@ig.com.br

image

Hoje sou mais do que moderno, mais do que “O Cara”, sou um covarde assumido, encontro-me em paz com esse tal Espírito que alguns teimam em dizer que existe, da minha parte espero talvez um dia encontrá-Lo por alguma esquina.

Tenho que admitir que esse estilo de vida é mais prazeroso, suave e eletrizante. Carregar valores é um fardo muito pesado, ultrapassado, sem contar que se tornou ridículo, o único valor que importa, eu o carrego no cartão de crédito, mais leve, uma pluma, o Banco é que tem a obrigação de carregar e manipular meu dinheiro. A vida foi feita para ser vivida, ela é uma só, que idiota é esse que julga certo ou errado, isso é questionar o criador por tamanha façanha – construção do mundo.

Estou à procura de um babaca para que eu possa desfazer-me do último objeto arcaico e medíocre: a porta do banheiro de minha casa, já que faz parte de nosso cotidiano a não utilização da mesma. Sendo assim, já faço planos para o dinheiro que arrecadarei com a negociata. Os tempos são outros, já é século XXI, o século do viver tudo, a toda hora e a qualquer preço. A humanidade já passou pela fase da religiosidade, cultura, artes, poesia, família. Hoje é a minha fase (bamburrar) e danem-se os imbecis com discurso medíocre do lar sagrado, sagrado é o lucro que ele me proporciona: a possibilidade de presentear minha esposa com sandálias, pagar-lhe um dia inteiro de salão, colocar meus filhos no carro e irmos comprar tênis, um celular, ou melhor, um Tablet e aí fica todo mundo bem feliz, meus vizinhos, esses serão de novo meus vizinhos a partir de quarta-feira de Cinzas, preocupar por quê se nem parentes meus eles são? Amanhã se meus três filhos tornarem-se um problema social, não será problema meu, até por que serão apenas mais três.

Desperta Diamantina! A política é “A habilidade no trato das relações humanas, com vista à obtenção dos resultados desejados”. Precisamos de que cada um de nós, 44 mil habitantes de Diamantina e distritos, nos conscientizemos que a cada minuto, a cada dia de nossas vidas estamos exercendo política em todos os lugares que vamos, se nossas autoridades e políticos assumem tal posto é por que somos covardes e negamos um dom máximo que Deus nos deu – a inteligência, para questionar e cobrar ações éticas, morais e coerentes para toda a sociedade e negarmos a manipulação e repressão ideológica. Nossos políticos e autoridades têm o dom da fala, do discurso requintado que serve apenas para enganar, ludibriar. Nossa Diamantina tem inúmeras possibilidades nas áreas da Cultura, Religião, Meio ambiente, Ensino, Comércio regional, Agricultura, para transformar-se em um grande pólo de desenvolvimento, com geração de empregos, renda e dignidade, para todos nós, 44 mil diamantinenses o ano inteiro. Há décadas nossas autoridades municipais, estaduais, federais e religiosas, investem ou consentem algo próximo a R$800 000,00 para realização do Carnaval, isso prova que eles não têm sensibilidade ou pior alimentam a idéia de que estão gerando renda para o povo, que angu de cinco dias irá mantê-los por 360 dias, em outras palavras que o povo não merece respeito e dignidade. Silenciosamente ano após ano nossos bueiros ou bocas de lobo foram sendo tapados até porque se tornaram obsoletos, existem 44000 bocas abertas pelas nossas ruas, becos e distritos recebendo garganta abaixo não só as merdas do Carnaval e sim a falência da sociedade diamantinense.

São vinte e três anos, vinte carnavais ruminando tamanha agressão, chega! Não vão brincar mais com a minha inteligência. No Carnaval 2013 meu restaurante estará fechado com faixas pretas em sinal de luto pela sociedade e autoridades diamantinenses, elas já há muito tempo não merecem mais o meu respeito e sim as minhas condolências. O Carnaval passou a ser uma estrutura que alimenta três empresas: Companhias de cervejas, Bartucada e Bat Caverna, em detrimento de toda uma lógica social-política e econômica com o dinheiro público

6 comentários:

  1. Sou uma pessoa apaixonada por Diamantina e que tem uma vontade enorme de me mudar pra essa cidade e cuidar pra que nada nem ninguém a maltrate nem a desrespeite. Fico indignada com o que acontece aí no carnaval e nunca pus meus pés nessa cidade nessa época porque acho que morreria de desgosto. Não é possível que se precise chegar à esse ponto por causa de um dinheiro que favorece a tão poucos. Será que é preciso conviver com cenas tão deprimentes como as que a gente tem notícia? Será que o povo de Diamantina não tem competência para atrair um turismo decente, com tantas festas MARAVILHOSAS que eu tenho acompanhado já a alguns anos e que não existem mais em nenhuma outra cidade que eu conheço!
    Adriana Couto Andrade Marques

    ResponderExcluir
  2. Adriana,
    Obrigado pela contribuição.
    Perfeito seu comentário. Acho que vicemos um bom momento para repensar e discutir sobre esse modelo que se mostra inviável.Inté+

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Antenor! Sugiro que faça da sua proposta de "luto" de seu restaurante um movimento. Cada morador ou negociante poderia colocar uma faixa de luto na fachada no Carnaval 2013. Uma coisa é certa, pelo menos não se fica mudo.

    Outra sugestão: sugiro que o Passadiço publique os comentários, mesmo dos Anônimos que não estão ofendendo ninguém.

    ResponderExcluir
  4. Muito deprimente a cena que vi cinco ou seis forasteiros vestidos em micro biquinis verde (-para disser que não estavam eram pelados em pleno centro de Diamantina-) , postado no Diamantina On Line. Eles não devem ser diamantinenses, pois foi a maior falta de respeito pela nossa cidade,
    Me pergunto: onde estava as autoridades policiais, municipais ou qualquer que seja para proibir tamanha falta de respeito, como diria Boriz Cazoy: isto é uma vergonha.

    Haroldo Dias Medeiros

    ResponderExcluir
  5. Caros leitores,
    O debate está aberto. Para que a discussão seja feita de forma saudável e produtiva, gostaria muito de receber alguma manifestação ou texto daqueles que defendem o modelo de carnaval vigente. Inté+

    ResponderExcluir
  6. Concordo com que foi dito aqui.
    Diamantina merece +, nós merecemos +. Não podemos levar nossas crianças para ver um bloco desfilando pq não tem um bloco desfilando e um bando de bebados e bebadas. E simplesmente deprimente e eu nem sou natural de diamantina , mas adotei como minha cidade.

    ResponderExcluir