domingo, 1 de julho de 2012

Obra de Oscar Niemeyer e Praça de Esportes pedem socorro !

IMG_20120630_120341IMG_20120630_120359IMG_20120630_120418IMG_20120630_120431IMG_20120630_120448IMG_20120630_120516IMG_20120630_120546IMG_20120630_120554IMG_20120630_120610IMG_20120630_120636IMG_20120630_120659IMG_20120630_120720IMG_20120630_120742IMG_20120630_120759IMG_20120630_120823IMG_20120630_120955IMG_20120630_121007IMG_20120630_121128IMG_20120630_121306IMG_20120630_121430IMG_20120630_120659

 

 

 

 

 

Clique nas fotos para ver os detalhes.

23 comentários:

  1. Já estava pronto pra comentar isso em meu blog tb. Diamantina é a única cidade do planeta a deixar uma monumento de Niemeyer acabar. Eita padreco ruim de serviço gente!

    ResponderExcluir
  2. Fernando, esse descaso com a obra de Niemeyer não é somente da atual administração. Isso ocorre há vários anos. Somente com a mobilização de toda a sociedade diamantinense poderemos resolver esse problema e resgatar essa obra. Obrigado pelo comentário.

    ResponderExcluir
  3. Quem sabe algo durante o Festival de Inverno?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juliana, sua ideia é ótima. Será que há espaço para uma inciativa nesse sentido? Além do valor histórico, arquitetônico e cultural, a Praça de Esportes pode ser um agradável espaço de lazer e encontro das pessoas.

      Excluir
  4. Enquanto o mundo todo prestigia as obras de Niemeyer Diamantina deixa um prédio que era lindo acabar. Nos áureos tempos da Praça de Esporte de Diamantina a "Casa de Baile" fazia o maior sucesso. Hoje virou um cortiço cheio de puxadinhos

    ResponderExcluir
  5. Se os diamantinenses cobrassem de seus governantes o que prometem em campanhas, talvez este patrimônio não estaria nessa situação em que se encontra. O que está faltando em Diamantina e em todo o Brasil é isso. A maioria de nós não dá importância para o que os políticos estão fazendo, o que ocorre são apenas comentários com amigos de que a administração é ruim, que o prefeito só dá valor à vesperata, ao invés de correr atrás e cobrar medidas que preservem o patrimônio. Fala-se muito nos bares, mercado velho e becos da cidade que o prefeito não vale nada, que é corrupto, mas fica somente nisso, na resenha de fim de semana,no bate papo descontraído do horário de almoço ou do intervalo do jogo de futebol. A realidade é que estamos muito acomodados.

    ResponderExcluir
  6. Se os diamantinenses cobrassem de seus governantes o que prometem em campanhas, talvez este patrimônio não estaria nessa situação em que se encontra. O que está faltando em Diamantina e em todo o Brasil é isso. A maioria de nós não dá importância para o que os políticos estão fazendo, o que ocorre são apenas comentários com amigos de que a administração é ruim, que o prefeito só dá valor à vesperata, ao invés de correr e atrás e cobrar medidas que preservem o patrimônio. Fala-se muito nos bares, mercado velho e becos da cidade que o prefeito não vale nada, que é corrupto, mas fica somente nisso, na resenha de fim de semana,no bate papo descontraído do horário de almoço ou do intervalo do jogo de futebol. A realidade é que estamos muito acomodados.

    ResponderExcluir
  7. Isso é problema mesmo das administrações passadas e da atual também! Essa excelente praça, onde as crianças brincavam, foi simplesmente esquecida pela administração municipal atual. ISSO É UM ABSURDO! Além disso, a cidade de todos para todos tem o privilégio de ter um monumento do Niemeyer e NÃO DÁ A MINIMA PARA ISSO. A maioria dos aliados, secretários e cargos de comissao do prefeito são de outras cidades, vocês acham que eles querem mesmo fazer algo por Diamantina? SERÁ QUE ESSAS PESSOAS AMAM DIAMANTINA?

    ResponderExcluir
  8. Realmente é frustante passar pela Praça de Esportes e ver a obra do Niemeyer se acabar no tempo e no vandalismo, principalmente por estar em Diamantina, uma cidade de valor arquitetônico, turístico e histórico tão grande. Sou arquiteta, estou cursando uma pos-graduação em Restauro de Arquitetura, e foi justamente esse monumento que escolhi para fazer meu trabalho de pesquisa e intervenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Josi, realmente é muito triste, deve ser ainda pior para você que é da área e sabe o valor desse prédio. O que nós da sociedade podemos fazer? Tem alguma sugestão?

      Excluir
  9. Realmente é frustante passar pela Praça de Esportes e ver a obra do Niemeyer se acabar no tempo e no vandalismo, principalmente por estar em Diamantina, uma cidade de valor arquitetônico, turístico e histórico tão grande. Sou arquiteta, estou cursando uma pos-graduação em Restauro de Arquitetura, e foi justamente esse monumento que escolhi para fazer meu trabalho de pesquisa e intervenção.

    ResponderExcluir
  10. Sabemos que há um descaso mesmo no que diz respeito a esta importante obra do Oscar Niemeyer, e isso ocorre desde sempre, desde quando foi construida, pois pelo que me constam os fatos, ela nunca foi restaurada, e hoje convivemos com este belissimo cartão postal desta belíssima cidade Patrimônio da Humanidade, assim, decadente dia após dia, todo cheio de pichações, todo desmoronando e servindo de esconderijo daqueles que querem usar seus entorpecentes, seus cigarrinhos do capeta... Não sei de quem é a culpa, mas isso tem de mudar.. REFORMA E REVITALIZAÇÃO DESTE PRÉDIO JÁ!!! É UMA OBRA DE ARTE PARA O MUNDO, E COMO NÓS SOMOS PATRIMÔNIO DA HUMANIDADE, EIS A QUESTÃO!!!

    ResponderExcluir
  11. Sabemos que há um descaso mesmo no que diz respeito a esta importante obra do Oscar Niemeyer, e isso ocorre desde sempre, desde quando foi construida, pois pelo que me constam os fatos, ela nunca foi restaurada, e hoje convivemos com este belissimo cartão postal desta belíssima cidade Patrimônio da Humanidade, assim, decadente dia após dia, todo cheio de pichações, todo desmoronando e servindo de esconderijo daqueles que querem usar seus entorpecentes, seus cigarrinhos do capeta... Não sei de quem é a culpa, mas isso tem de mudar.. REFORMA E REVITALIZAÇÃO DESTE PRÉDIO JÁ!!! É UMA OBRA DE ARTE PARA O MUNDO, E COMO NÓS SOMOS PATRIMÔNIO DA HUMANIDADE, EIS A QUESTÃO!!!

    ResponderExcluir
  12. Precisamos avançar. O que podemos fazer? Como podemos nos organizar? Sugestões?

    ResponderExcluir
  13. Este problema faz tempo...
    Este problema é neglicenciado há vários anos e gestões municipais. Só os saudosos amigos, hoje com 40/50 anos, me contam sobre os bons tempos da praça de esportes...
    Escrevi o texto abaixo em 2009. Nunca mais voltei com minha família naquela praça abandonada!
    Mas o texto poderia ter sido escrito ontem, domingo, que não estaria fora da realidade.


    "No primeiro dia de março, mês que completo cinco anos de Diamantina, fui pela primeira vez, e altamente entusiasmado, levar minha filha (3,5 anos) para passear na mais nova praça pública do município. Uma tarde de domingo.

    Estávamos preparados: bicicleta, cachorro, máquina fotográfica e mil idéias e desejos. Escorregador, balanço, caixa de areia, sombra,... Oba! Era isto que esta cidade estava precisando! Pensava comigo!

    Estacionamos, descarregamos as coisas do carro, sem saber que infelizmente em poucos minutos estaríamos descarregando eram nossos desejos, nossas expectativas, nossa esperança que desta vez teríamos um local público mais saudável. Local este onde nós enfim poderíamos saborear os domingos e os finais de tarde sob a sombra das árvores, observando o charme da cidade.

    Mas este artigo poderia ter outros títulos, como: “Negligência da prefeitura fere criança em município mineiro!”; “Quem deveria cuidar fere: com a palavra o poder público municipal”; “Desperdício do dinheiro público fere duplamente o cidadão: no bolso e na pele” ou ainda “Brinquedos para ferir e não para divertir!”.

    Vamos aos fatos. A praça, ou melhor, o “Parque Urbano da Praça de Esportes” foi inaugurado em dezembro de 2008 (segunda placa) e muito comemorado pelos habitantes locais. Até então não tínhamos ambiente parecido na cidade, cuja escassez de árvores é evidente.

    Agora, em menos de três meses, constatamos que nenhum brinquedo funcionava. Eu decepcionado, minha filha meio sem graça olhava para aqueles ferros sem objetivos, instalados na caixa de areia suja! Sobram lixo e mato para todo lado. Até aí tudo bem, decepção instalada.

    Continuo a explorar o ambiente, sem acreditar na grande tarde de domingo que havia prometido a minha filha. Armadilhas ardilosas eram encontradas por toda parte! Buracos, vidros, bueiros sem tampas, tijolos, madeiras com parafusos e pregos,...

    Comecei a fotografar! Maquina que deveria captar minha filha se divertindo começou a ser usada para registrar o descaso com o dinheiro público e com o maior e unicamente verdadeiro patrimônio da humanidade: as crianças!

    A tragédia anunciada aconteceu! Uma criança chorando! Do pé escorria sangue (primeira foto). Usava a camisa do seu time. Tinha jogo naquele domingo! Ele e a família não viram a partida de futebol já que foram para um dos dois hospitais da cidade!

    Enquanto enrolava o pé do garoto com o papel higiênico que peguei no carro, seu pai com a voz engasgada dizia “trouxe meu filho aqui para sair um pouco da frente da televisão, mas acho que agente deveria ter ficado em casa jogando vídeo-game mesmo” e ele completou ao sair carregando seu filho não antes de agradecer pelo papel “vou agora com ele para o pronto socorro”.

    Um ferro retorcido bem no fim do escorregador era o culpado (terceira foto).

    Não só ele!

    Esta lesão no pé da criança cai sobre as costas dos gestores municipais!"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wellington, seu texto está atualíssimo. Basta mudar a data.

      Excluir
  14. Fernando, tenho certeza que foi aqui no Passadiço que li, há uns dois anos (?), uma notícia sobre a Praça e uma iniciativa (um tanto romântica, eu achei na época, mas muito interessante como primeira iniciativa) de um grupo de Escoteiros daí para tentar salvar a Praça de Esportes. Será que tô caducando pra valer? Abço.

    ResponderExcluir
  15. Este belo monumento do Oscar Niemeyer além de estar pichado,suas paredes agora estão com varios cartazes de uma festa da cidade de Itamarandiba.
    Sera que enquanto estavam limpando,capinando a praça não viram estes cartazes??
    Devem estar lá a pelo menos uma semana..

    ResponderExcluir
  16. E a culpa é de quem? Do Prefeito? Sim! Mas é também de quem votou nele!

    ResponderExcluir
  17. No momento em que a Guarda municipal de Diamantina não tem uma sede própria, obra de Oscar Niemeyer está abandonada e depredada por vandalos.

    ResponderExcluir
  18. No momento em que a Guarda municipal de Diamantina não tem uma sede própria, obra de Oscar Niemeyer está abandonada e depredada por vandalos.

    ResponderExcluir
  19. quando fui em diamantina passei perto desta praça achei muito interessante uns garotos andando de skate ai achei que era só cinco de repente começou a chega bastaste crianças com skate ai fui la conversa com eles a respeito do local eles me falaram que e uma praça praticamente abandonada como eles não tem outro luga para a pratica do esporte resolveram se reunir na pra falaram que la e muito rui pra anda porque fica cheio de pesos usando drogas la nas mediação mas como não temos outra opção temos que usa este luga abandonado

    ResponderExcluir
  20. Isso sim que chamamos de atrativo, para uma cidade histórica "patrimônio" KKKKKK não tiveram coragem nem de limpar o lixo da praça para colocarem na rede . Vergonha

    ResponderExcluir