sábado, 15 de dezembro de 2012

Embaraço no show da Banda Detonautas em Diamantina

Fonte: Blog Diamantina On Line (clique aqui) - Tatiara Costa.

Ontem, no show da Banda Detonautas, o vocalista Tico Santa Cruz mostrou-se bastante nervoso ao pisar no palco, disse palavras duras. Além do nervosismo estampado no rosto do artista, as pessoas que esperaram muito para adentrarem ao local estavam também visivelmente ansiosas e irritadas. A passagem do som terminou mais de meia noite.

Vejam o que Tico Santa Cruz escreveu em sua página do facebook às 23horas e 23 minutos:

23horas e 23 minutos. Vejam como são as coisas. 
Viajamos 14 horas do Rio de janeiro até Diamantina-MG para fazer um show. Os ingressos estão esgotados. 
MAS...
A casa não oferece condições técnicas nenhuma para a execução do show. Não existem vias de monitoramento para os músicos no palco, P.A (CAIXAS DE SOM PARA PÚBLICO) não oferecem qualidade para que o som saia legítimo como sempre exigimos e

Após inúmeras tentativas de resolver o problema, nossa equipe técnica anunciou que iria CANCELAR o evento. 
O CORRETO seria isso. Em toda nossa história, são 15 anos de estrada, só cancelamos 2 shows por conta de questões técnicas, pois entendemos que precisamos oferecer o melhor para o público, não podemos queimar a apresentação da banda. Temos de respeitar as questões contratuais. Mas o que se faz quando você já está na cidade, o público já comprou todos os ingressos e você sabe que o contratante vai falir se você não fizer o show, correndo o risco ainda de criar um grande problema dentro da casa?
O que você faria, amigo (a)? 
Nós decidimos que vamos explicar a situação ao público e vamos encarar os problemas técnicos. Sabemos que 99% dos artistas sérios como nós, CANCELARIAM por falta de condições técnicas. Mas não achamos justo com o público que comprou e que lotou a casa, A ESTA ALTURA DO CAMPEONATO, receber a notícia do cancelamento. Então faremos o show nos moldes de como se faziam apresentações nos anos 70/80. Muito longe das condições ideias apresentadas pela tecnologia que existe atualmente, mas com o desejo de colocar em prática e de fazer nossa apresentação e encontrar as pessoas que lá estarão. 
Sendo assim, já sabemos que vamos enfrentar uma situação extremamente difícil, mas vamos enfrentá-la assim mesmo. 
Contudo, que os CONTRATANTES tenham mais CUIDADO com as EMPRESAS DE SOM E LUZ que CONTRATAM para seus eventos, pois ESTAMOS OFERECENDO MÚSICA para as pessoas, se não existir QUALIDADE NISSO, é melhor fechar a casa e VENDER BOLINHO DE BACALHAU. 
Pensam que a estrada é moleza? Só festa, glamour e diversão. Fica aqui um relato de um dia de guerra.

Nota:

Outras bandas tão boas quanto Detonautas já fizeram ótimos shows no local, mas como não sei  ao certo qual foi o problema técnico , não vou optar. Deveria ter sido no Campo Tijuco que é local aberto e mais espaçoso, mas devido à chuva, acredito que os organizadores preferiram não arriscar. Conheço e presenciei o trabalho de uma parte da equipe que realizou o evento, tenho certeza que não agiram de má fé.

Eu estava no show ontem e em minha opinião , penso que tudo tem que ser esclarecido ao público sim, mas tem que ter cuidado com as palavras que serão ditas. Ao final do show, Tico Santa Cruz repetiu as mesmas duras palavras que já tinham sido usadas no início do show, o que achei desnecessário, pois, as pessoas já tinham compreendido os motivos do atraso, a não liberação do camarim para fotos, os riscos do show não ter uma boa qualidade etc., e os organizadores já tinham sido humilhados o bastante, o que achei muito deselegante, certas coisas têm que ser conversadas em off. Além do mais, as pessoas ali presentes ficaram agitadas, confesso que temi uma revolta ou briga no local, e acho que, quem tem o poder do microfone tem que apartar qualquer tipo de confusão e não fazer nada que possa levar a isso.

Também presenciei muitas pessoas reclamando que o show foi muito rápido, chegaram a pedir a devolução do dinheiro.

No entanto, parabéns a Banda Detonautas por honrarem sua palavra e que apesar de tudo, conseguiram levar a galera ao êxtase. E esperamos que não tenham saído com uma má impressão da nossa Diamantina, pois a cidade é muito bem vista por todos , inclusive artistas de renome; não é a toa que é patrimônio cultural da Humanidade, terra do presidente JK.

A cidade e as pessoas merecem respeito; digo isso, pois, pelos poucos comentários que li no facebook, percebi pessoas generalizando que Diamantina não tem estrutura alguma para show. Volto a repetir que já tivemos grandes shows na cidade e que foi um sucesso! Quem se lembra de Victor e Léo? Pouca Vogal?

Enfim, termino dizendo aos organizadores do show de ontem, que esperamos pelo próximo evento e tenho a certeza que será um sucesso!

Um comentário:

  1. Eu, em nome da Maxx Produções & Eventos gostaria de esclarecer a todos que o evento pela Pimenta Nativa Promoções e teve apoio da Maxx Produções & Eventos APENAS na venda de ingressos e divulgação do mesmo.

    Apesar de tudo, estive por dentro de todo o acontecido, e, afirmo que parte da culpa deve ser colocada na conta da Banda Detonautas Roque Clube, por não comparecer ao local do evento no horário exigido em contrato, dificultando assim, que qualquer medida relativa à estrutura fosse tomada.

    Também ressalto a imensa falta de ética e de responsabilidade do vocalista Tico Santa Cruz ao proferir no palco palavras que denegriram a imagem das pessoas que o contrataram e que incitaram o ódio dos presentes. Em nenhum momento ele se preocupou com a segurança dos fans presentes.

    Torço para que episódios como este não mais aconteçam e que contratados e contratantes sejam mais sérios nas próximas realizações.

    Abraços!

    Att.,
    Breno Mourão
    Maxx Produções & Eventos

    ResponderExcluir