sábado, 15 de dezembro de 2012

Irmã Benigna e a internet

image

Em abril de 2010 publiquei aqui no Passadiço Virtual um texto (clique aqui) sobre o chamado site oficial de Diamantina. O objetivo era alertar sobre a precariedade deste canal de informação da cidade com os seus  cidadãos e com o mundo, comparando-o com o que feito em outras cidades históricas.

Passados quase três anos a situação permanece praticamente a mesma. Uma tentiva foi feita com a criação do site Viva Diamantina, mas o portal, apesar de bonito, está desatualizado e incompleto.

Mas por quê lembrei-me disto agora? Para minha surpresa, navegando pela internet, cheguei ao site Associação dos Amigos de Irmã Benigna. Obviamente, o objetivo do site é outro. Mas trata-se de uma solução muito interessante e inteligente de divulgar a cidade. As cores e os detalhes do centro histórico despertam no internauta o desejo de conhecer ou voltar a Diamantina. Imaginem as possibilidade que se abrem para divulgar outras belezas culturais, históricas, naturais e arquitetônicas da cidade e da região. O Museu do Diamante já pode ser visitado utilizando esta teconologia (clique aqui).

Enfim, como dito no título do texto de 2010, Diamantina precisa  abrir suas janelas digitais. Mas não bastar fazer um site “bonitinho”. É preciso organizar e atualizar as informações, prestar sevriços de qualidade para os seus moradores e divulgar Diamantina para o mundo. Novo ano, nova administração municipal. Espera-se que providências sejam tomadas neste sentido.

Links:

Sabará

Congonhas

Ouro Preto

Olinda

Nenhum comentário:

Postar um comentário