terça-feira, 11 de dezembro de 2012

UFVJM se destaca entre as IES brasileiras

Fonte: UFVJM

De acordo com os resultados divulgados no ultimo dia 06 de dezembro pelo Inep/MEC, os cursos de graduação da UFVJM figuram entre os melhores dentre as Instituições de Ensino Superior do país (Tabela 1).

Tabela 1. Ranking das Universidades de acordo com o IGC 2011 (Fonte: IGC-2011/Inep/MEC).

Os indicadores de qualidade do ensino superior levam em conta o Índice Geral de Cursos (IGC) e o Conceito Preliminar de Curso (CPC), o qual avalia o rendimento dos alunos, infraestrutura e corpo docente. Na nota do CPC, o desempenho dos estudantes conta 55% do total, enquanto a infraestrutura representa 15% da nota e o corpo docente, 30%. Na nota dos docentes, a quantidade de mestres pesa 15% do total, já a dedicação integral e o percentual de doutores representam 7,5% (cada um) da nota. A partir de 2011, o MEC alterou a composição das notas para a avaliação da qualidade dos cursos de ensino superior, reforçando a importância da estrutura física, do projeto pedagógico e número de professores mestres e com dedicação integral.

Como em anos anteriores, os cursos de graduação da UFVJM voltaram a se destacar em suas áreas em 2011. Para citar, o curso de Sistemas de Informação ficou ranqueado como o 2º melhor do país.

Conforme os resultados apresentados nos últimos anos, a UFVJM vem, a cada avaliação, se consolidando entre as principais Instituições de Ensino Superior de Minas Gerais e do Brasil, conforme pode ser visto na Tabela 2, abaixo:

Tabela 2. Posição da graduação da UFVJM em comparação com as demais Universidades do país e de Minas Gerais no período de 2007 a 2011 (Fonte: IGC-2009 a 2011/Inep/MEC).

O IGC é um indicador de qualidade de instituições de educação superior, que considera, em sua composição, a qualidade dos cursos de graduação e de pós-graduação (mestrado e doutorado). O resultado final está em valores contínuos (que vão de 0 a 500) e em faixas (de 1 a 5).

Confira o CPC de todos os cursos da UFVJM.

Um comentário:

  1. Ah tá... A UFLA melhor que a UFMG neste ranking. Bem se vê a qualidade dos critérios em questão... E cadê a USP? Pelo que entendi está pior que a UFVJM, pois ela não está sequer entre os 40...

    ResponderExcluir