sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

O Circuito Turístico dos Diamantes é atração na Escadaria da Prefeitura de Belo Horizonte

Fonte: ABN News

Neste Domingo, a Escadaria da Prefeitura de Belo Horizonte mostra o Circuito Turístico dos Diamantes, formado por 13 cidades da região Central de Minas – Alvorada de Minas, Couto de Magalhães de Minas, Datas, Diamantina, Felício dos Santos, Gouveia, Monjolos, Presidente Kubitschek, Rio Vermelho, Santo Antonio do Itambé, São Gonçalo do Rio Preto, Senador Modestino Gonçalves e Serro. A maior parte das cidades remonta ao período de abundância na extração dos Diamantes no Estado, o que trouxe influências para a arquitetura, a arte e a culinária da região.

Algumas dicas dos principais atrativos turísticos do Circuito Caminhos Gerais:
Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade, Diamantina é uma cidade musical. A história, a arquitetura, os aspectos culturais inspiram artistas e fazem da cidade um lugar onde o erudito e o popular se misturam em obras autênticas da musicalidade mineira.

A programação cultural acontece o ano inteiro, com atrações como a tradicional Vesperata, com músicos tocando nas sacadas do casario histórico. Lá ainda encontra-se o Mercado Velho, local de antigos tropeiros que encanta com sua arquitetura, e a famosa feira cultural.

No Serro, ao andar por suas ladeiras, é possível conhecer seu conjunto arquitetônico histórico, inscrito em 1938 nos livros de tombo do Patrimônio Nacional (IPHAN) graças à autenticidade e homogeneidade que ainda conserva de maneira deslumbrante. Vale aproveitar e conhecer um alambique, seguido de parada na Fazenda Engenho de Serra, onde se fabrica o tradicional queijo do Serro, primeiro bem registrado como patrimônio imaterial de Minas Gerais, em 2002, e recentemente inscrito como Patrimônio Cultural Brasileiro no Livro de Registro dos Ofícios e Modos de Fazer.

Em Felício dos Santos, o turista pode se deliciar com as fontes de águas termais. Na cidade de Alvorada de Minas, há a opção de passear por trechos da Estrada Real recobertos pela Mata Atlântica Original. Em São Gonçalo do Rio Preto e Couto de Magalhães de Minas, o destaque é o Turismo Solidário, modalidade de turismo onde os visitantes hospedam-se nas casas dos moradores e vivenciam o cotidiano de cidadezinhas tipicamente mineiras, além de deixarem sua contribuição na forma de ações sociais que estejam ao seu alcance.
Entre Gouveia e Monjolos existem cachoeiras e paisagens intocadas pelo homem e que fazem nossos olhos se perderem no horizonte.

Pra quem gosta de contato com a natureza, outras opções são os Parques Ambientais: Parque Estadual do Itambé, na cidade de Santo Antônio do Itambé; Parque Estadual do Rio Preto, em São Gonçalo do Rio Preto; Parque Estadual do Biribiri e Parque Nacional das Sempre Vivas, ambos em Diamantina.

Passeio inesquecível é conhecer as sete Maravilhas do Circuito dos Diamantes, são elas: Canyon do Funil, em Presidente Kubitschek; Parque Estadual do Itambé; Trilha da Maria fumaça no trecho entre Monjolos e Rodeador; Centro Histórico de Diamantina; Centro Histórico do Serro; Capivari e Trecho do Parque do Rio Preto entre as Cachoeiras das Sempre Vivas e dos Crioulos.

Atrações deste domingo na Escadaria
Neste domingo, dia 24, quem passar pela Escadaria poderá conhecer grande variedade do artesanato em bambu, madeira, cipó, palha de milho, sempre-vivas, lãs, cabaças e argila, entre outros, confeccionados pela Associação de Artesãos e Produtores Caseiros dos municípios do Circuito dos Diamantes, que tem uma loja em funcionamento no Mercado Velho, em Diamantina.

A mostra receberá a apresentação musical do grupo “Pelos Cantos”, formado pela cantora Priscilla Glenda, pelo baixista Rodrigo Magalhães e pelo violonista e percussionista Emílio Sant`Anna.O trio interpreta canções da nova MPB, tendo como influências: Caetano Veloso, Maria Rita, Gilberto Gil, Martinália, Lenine e Moska, entre outros.

Serviço:
Projeto Escadaria – Exposição de atrativos turísticos do Circuito dos Diamantes
Dia 24 de janeiro de 2010, domingo
Horário: Das 8h às 14h
Local: Na escadaria de acesso à Prefeitura Municipal de Belo Horizonte Avenida Afonso Pena, 1212.

Escadaria – Espaço de intercâmbio turístico e cultural
Lançado no mês de dezembro, o Projeto Escadaria é uma iniciativa da Belotur, em parceria com a Federação das Associações dos Circuitos Turísticos do Estado de Minas Gerais (Fecitur) e apoio da Coposa. O projeto, que se estende ao longo do ano de 2010, faz parte do conjunto de ações que envolvem o incremento do fluxo turístico interno do Estado, juntamente com o projeto do Ministério do Turismo para a descentralização do turismo.
O intercâmbio entre circuitos turísticos busca estimular o desenvolvimento socioeconômico dos municípios e fortalecer a política de regionalização do turismo em Minas Gerais. Outra expectativa do Projeto Escadaria visa ao aumento do tempo de permanência e do gasto médio do turista numa determinada região, através da integração de vários roteiros.
O local escolhido para a mostra integra a área da Feira de Artesanato da Avenida Afonso Pena, permitindo que seus cerca de 80 mil visitantes, entre moradores e turistas, conheçam mais das riquezas de Minas Gerais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário